São Paulo - O River Plate, por ser o atual campeão da Copa Sul-americana, teve o privilégio de começar a briga pelo bi já nas oitavas de final. Mas a vantagem acabou não sendo tão boa assim. Afinal, os hermanos terão que enfrentar a LDU, um dos 12 campeões do segundo torneio mais importante da América do Sul. Esta, porém, não será a primeira vez que a Sul-americana terá embate entre vencedores.
O primeiro desafio entre River Plate e LDU, nas oitavas de final, será no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na quarta-feira, às 19 horas (horário de Brasília). Na semana seguinte, 30 de setembro, às 17 horas (também de Brasília), a LDU receberá os hermanos na Casa Blanca, em Quito. O classificado deste embate pegará Libertad, do Paraguai, ou Chapecoense.
Na história da Copa Sul-americana, a Argentina ostenta o maior número de conquistas - sete. O Brasil aparece com duas, enquanto México, Chile, Equador e Peru têm uma cada. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é o único bicampeão. River Plate, Arsenal, Independiente, Lanús, LDU, São Paulo, Internacional, San Lorenzo, Cienciano, Pachuca e Universidad de Chile ostentam um título cada.
Confira os confrontos entre campeões na Copa Sul-americana:2009 (Oitavas de final)
San Lorenzo-ARG 3 x 0 Cienciano-PER
Cienciano-PER 0 x 2 San Lorenzo-ARG
2011 (Oitavas de final)
LDU-EQU 2 x 0 Independiente-ARG
Independiente-ARG 1 x 0 LDU-EQU
2012 (Preliminar Argentina)
Boca Juniors-ARG 3 x 3 Independiente-ARG
Independiente-ARG 0 x 0 Boca Juniors-ARG
2015
Preliminar Argentina
Arsenal-ARG 1 x 1 Independiente-ARG
Independiente-ARG 1 x 0 Arsenal-ARG
Oitavas de final
River Plate-ARG x LDU-EQU
LDU-EQU x River Plate-ARG