Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 22 de setembro de 2015 às 04:02

Santa Catarina poderá viver situação parecida a dos paulistas na Série B

Jamais um Estado teve três clubes rebaixados na história da Série A do Brasileirão

da Redação -

Santa Catarina - O Estado de Santa Catarina, no final do ano passado e até o início da Série A do Campeonato Brasileiro, era a grande sensação da elite. Afinal, os catarinenses contam com quatro representantes na principal divisão nacional. Mas só foi a bola rolar para a alegria dar lugar a tristeza. Com três clubes na zona de rebaixamento, Santa Catarina poderá igualar um feito negativo de São Paulo, mas conquistado apenas na Série B.

 Chapecoense e Figueirense são dois dos três clubes catarinenses que estão na zona de rebaixamento do Brasileirão!Chapecoense / Site OficialChapecoense e Figueirense são dois dos três clubes catarinenses que estão na zona de rebaixamento do Brasileirão!
Em toda a história da Série A, jamais um Estado teve três clubes rebaixados na mesma temporada. Hoje, os catarinenses estão na zona do descenso com Chapecoense, Figueirense e o lanterna Joinville. Só o Avaí, que já passou pela degola, está fora da zona do medo.

A pior situação é do JEC, dono de apenas 23 pontos, oito a menos do que o primeiro rival fora da zona de rebaixamento. O Figueirense, por sua vez, ocupa a 18ª colocação com 28 pontos, três a menos do que a Chapecoense. Já o Avaí aparece no 15º lugar com 32 pontos.

Na história...
Em setembro, o Sr. Goool revelou que Santa Catarina poderia ser o quarto Estado a ter dois clubes rebaixados, se igualando a São Paulo, Pernambuco e Bahia. Agora, os catarinenses poderão superar todos estes Estados e entrar para a história do Brasileirão.

Segundo levantamento do Sr. Goool, só a Série B já teve um Estado com três clubes rebaixados na mesma edição. Mas ainda assim, a situação de Santa Catarina não será ameniza. Em 2002, a Série B rebaixou seis clubes, sendo três de São Paulo (Botafogo, XV de Piracicaba e Bragantino). No caso dos paulistas, foram 50% das vagas. Agora, se o trio catarinense cair será 75%.

Os catarinenses têm mais 11 rodadas para evitar o desastre. O Brasileirão só voltará a ser disputado no final de semana. O Avaí vai encarar o Grêmio, em Porto Alegre, no sábado, às 21 horas. No domingo, às 16 horas, o Figueirense receberá, em Florianópolis, o líder Corinthians. No mesmo dia e horário, a Chapecoense desafiará o Sport, em Recife. Já o Joinville receberá o vice-líder Atlético Mineiro também no domingo, às 16 horas.