São Paulo - Botafogo e CRAC se enfrentarão, no próximo domingo, às 16h30, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Com a segunda pior campanha da Primeira Fase, o clube paulista terá pela frente um adversário indigesto quando atua fora de casa.
Enquanto isso, o Botafogo apresenta desempenho modesto em casa (50%). Além da derrota para o CRAC, o Bota ainda contabiliza dois triunfos como mandante e um empate. Dos 11 gols marcados na Série D, o Tricolor fez oito em casa e sofreu três dos cinco levados na última divisão nacional.
No geral, o aproveitamento do Botafogo na Série D é de 54,2%. São três vitórias, quatro empates e uma derrota. O CRAC, por sua vez, ostenta cinco triunfos e três empates, além de sete gols a favor e um contra. Aproveitamento de 75%. O duelo de volta dos rivais será em 2 de outubro, às 19 horas, em Catalão.
Mata-mata!
A última divisão nacional começou com clubes de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. Agora, porém, a Série D conta com representantes de apenas 14 Estados. Pelo menos, todas as Regiões ainda seguem na briga pelo acesso.
Subindo para o Sudeste, a Caldense é outro clube que deu sequência a boa campanha no Estadual. Vice-campeão mineiro, o clube de Poços de Caldas quer fazer história. O capixaba Rio Branco é outro garantido no mata-mata. Mas o maior destaque do Sudeste foi o São Caetano, melhor clube da Primeira Fase. Os paulistas ainda contam com o Botafogo.
O Centro-Oeste, por sua vez, é representado apenas pelo goianos CRAC. Já o Nordeste conta com o paraibano Campinense, o alagoano Coruripe, o pernambucano Central, o piauiense Ríver e o sergipano Estanciano. O Norte, por sua vez, tem três clubes. Palmas, Remo e Rio Branco buscam seguir em frente na última divisão nacional.
Dos Estados que seguem na Série D, Pará (São Raimundo), Tocantins (Araguaína), Minas Gerais (Tupi e Tombense), Sergipe (Confiança), Paraná (Londrina), São Paulo (Oeste e Mogi Mirim), Goiás (CRAC), Paraíba (Botafogo), Pernambuco (Santa Cruz e Salgueiro) e o já citado Rio Grande do Sul (Juventude e Brasil) já têm acessos em suas histórias.