Sergipe - Estanciano e Ríver, no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Governador Augusto Franco (Francão), em Estância, farão um duelo cheio de atrativos pela partida de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Ao longo de toda a Primeira Fase, os sergipanos utilizaram da tática "tudo ou nada".
Não por acaso, o Estanciano não tem empates na última divisão nacional. E o Canarinho ainda canta alto em casa. O aproveitamento como mandante chega a 75%. São três vitórias e uma derrota, além de sete gols a favor e três contra. Mas o Estanciano terá uma parada dura pela frente.
O Ríver é um dos invictos da Série D. Apenas piauienses e o CRAC ainda não perderam na competição. Fora de casa, o Ríver ostenta aproveitamento de 66,7%. O Galo bicou duas vitórias e dois empates longe da torcida. No geral, são quatro triunfos e quatro empates. Já o Estanciano, em toda fase de grupos, conseguiu cinco vitórias e três derrotas.
A última divisão nacional começou com clubes de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. Agora, porém, a Série D conta com representantes de apenas 14 Estados. Pelo menos, todas as Regiões ainda seguem na briga pelo acesso.
O Rio Grande do Sul, que já conta com os acessos de Juventude (2013) e Brasil (2014), se animou e colocou logo dois clubes nas oitavas de final. Lajeadense e Ypiranga querem aumentar a presença dos gaúchos na Série C. Ainda no Sul, o Operário - campeão paranaense - manteve a boa fase no Nacional ao se garantir no mata-mata.
Subindo para o Sudeste, a Caldense é outro clube que deu sequência a boa campanha no Estadual. Vice-campeão mineiro, o clube de Poços de Caldas quer fazer história. O capixaba Rio Branco é outro garantido no mata-mata. Mas o maior destaque do Sudeste foi o São Caetano, melhor clube da Primeira Fase. Os paulistas ainda contam com o Botafogo.O Centro-Oeste, por sua vez, é representado apenas pelo goianos CRAC. Já o Nordeste conta com o paraibano Campinense, o alagoano Coruripe, o pernambucano Central, o piauiense Ríver e o sergipano Estanciano. O Norte, por sua vez, tem três clubes. Palmas, Remo e Rio Branco buscam seguir em frente na última divisão nacional.
Dos Estados que seguem na Série D, Pará (São Raimundo), Tocantins (Araguaína), Minas Gerais (Tupi e Tombense), Sergipe (Confiança), Paraná (Londrina), São Paulo (Oeste e Mogi Mirim), Goiás (CRAC), Paraíba (Botafogo), Pernambuco (Santa Cruz e Salgueiro) e o já citado Rio Grande do Sul (Juventude e Brasil) já têm acessos em suas histórias.