São Paulo - O Chile não tem só o título da última Copa América para amedrontar o Brasil, nesta quinta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), em Santiago, na abertura das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo 2018. A Seleção Chilena também ostenta seis jogos de invencibilidade no torneio - são cinco vitórias e um empate.
Entre os triunfos, os chilenos colecionam vitórias em cima dos chamados grandes adversários da América do Sul. O Chile, por exemplo, superou Uruguai (2 a 0) e Paraguai (2 a 1). Bolívia, Venezuela e Equador foram as outras vítimas chilenas, enquanto a Colômbia conseguiu um empate ante o rival.A última derrota do Chile nas Eliminatórias, por outro lado, aconteceu diante do Peru (1 a 0), em Lima, pela 11ª rodada, em 22 de março de 2013. A Seleção Chilena se classificou para a Copa do Mundo no Brasil no 3º lugar. Foram nove vitórias, um empate e seis derrotas. Aproveitamento de 58,3%.
Apesar do bom histórico dos chilenos na última Eliminatória, o Chile costuma colocar tudo a perder diante do Brasil. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, uma vez que o Brasil não disputou o torneio para a Copa 2014, a Seleção Chilena foi atropelada pelos brasileiros (3 a 0), em Santiago. Em solo verde e amarelo, o Brasil voltou a bater o Chile (4 a 2). E estamos falando apenas da Eliminatória para o Mundial 2010, sem levar em conta a Copa 2014.
As dez seleções da América do Sul se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a Copa do Mundo 2018. A 5ª colocada disputará, na repescagem, a vaga com o classificado da Oceania. Este confronto será de ida e volta.
Chile 2 x 0 Uruguai
Paraguai 1 x 2 Chile
Chile 3 x 1 Bolívia
Chile 3 x 0 Venezuela
Colômbia 3 x 3 Chile
Chile 2 x 1 Equador