São Paulo - A Bolívia costuma ser saco de pancadas nas Eliminatórias Sul-americanas. Para piorar, os bolivianos não vencem há sete jogos no torneio. Pelo menos, os torcedores têm motivos para sonhar. Nesta quinta-feira, às 17 horas (horário de Brasília), a Seleção Boliviana enfrentará, em La Paz, o Uruguai, justamente sua última vítima.
A última vitória boliviana nas Eliminatórias da América do Sul foi em 16 de outubro de 2012, pela 10ª rodada. Naquela oportunidade, a Bolívia bateu o Uruguai, no mesmo Estádio Hernando Siles, em La Paz, por 4 a 1. A Eliminatória valia para a Copa do Mundo 2014.Mas desde então, os bolivianos só acumularam tropeços. Nesta série negativa são três derrotas e quatro empates. A Bolívia apanhou da Colômbia (5 a 0), do Chile (3 a 1) e do Paraguai (4 a 0). Todas derrotas longe de casa. No ar rarefeito de La Paz, a Seleção Boliviana arrancou empates, por 1 a 1, com Argentina, Venezuela e Equador. E ainda teve o empate contra o Peru, em Lima.Na Eliminatória para o Mundial do Brasil, a Bolívia ficou na penúltima colocação, a frente apenas do lanterna Paraguai. Os bolivianos conquistaram três vitórias e três empates, além de sofrerem dez derrotas. Aproveitamento de 25%. A Bolívia só superou os paraguaios por causa do saldo de gols (-13 a -14).
As dez seleções da América do Sul se enfrentarão em turno e returno. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a Copa do Mundo 2018. A 5ª colocada disputará, na repescagem, a vaga com o classificado da Oceania. Este confronto será de ida e volta.
Confira a série negativa da Bolívia nas Eliminatórias Sul-americanas:
Colômbia 5 x 0 Bolívia
Bolívia 1 x 1 Argentina
Bolívia 1 x 1 Venezuela
Chile 3 x 1 Bolívia
Paraguai 4 x 0 Bolívia
Bolívia 1 x 1 Equador
Peru 1 x 1 Bolívia