Santa Catarina - A Copa Sul-americana, assim como a Copa do Brasil, passou a ser conhecida como atalho para a Libertadores. Mesmo sabendo que este caminho tem seus obstáculos, a Chapecoense aposta todas as suas fichas na competição para conquistar a inédita vaga ao torneio mais importante da América do Sul. Só o campeão da Copa Sul-americana terá vaga na Libertadores 2016.
Ao contrário da Chapecoense, o River Plate conhece muito bem os atalhos até a Libertadores. Os hermanos, por sinal, não são apenas os atuais campeões da Sul-americana. O River também é o atual campeão da Libertadores. Os Millonarios já estiveram 31 vezes na Libertadores - recorde entre os argentinos.
A Argentina, aliás, é o país com mais participantes nas quartas de final da Sul-americana. Além do River, Huracán e Independiente seguem na briga pelo título. O Huracán, adversário do Defensor Sporting, participou em duas oportunidades da Libertadores. Enquanto isso, o Independiente - maior campeão do torneio - esteve em 19 oportunidades na Libertadores.
O Independiente desafiará o Santa Fe nas quartas de final. Os colombianos bateram cartão nove vezes na Libertadores, enquanto os uruguaios do Defensor Sporting somam 13 participações no torneio mais charmoso da América do Sul. O outro duelo das quartas de final da Copa Sul-americana colocará frente a frente Atlético Paranaense e Sportivo Luqueño. Entre as quatro participações, o Furacão ostenta o vice-campeonato em 2005. Já os paraguaios foram três vezes à Libertadores.Os jogos de ida das quartas de final da Copa Sul-americana serão apenas na semana de 20 de outubro. A volta ocorrerá na semana do dia 27. O vencedor de River Plate e Chapecoense pegará Atlético Paranaense ou Sportivo Luqueño. Já o classificado de Huracán e Defensor Sporting desafiará Independiente ou Santa Fe.
Na história da Copa Sul-americana, a Argentina ostenta o maior número de conquistas - sete. O Brasil aparece com duas, enquanto México, Chile, Equador e Peru têm uma cada. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é o único bicampeão. River Plate, Arsenal, Independiente, Lanús, LDU, São Paulo, Internacional, San Lorenzo, Cienciano, Pachuca e Universidad de Chile ostentam um título cada.