Alagoas - O Tupi, ao vencer o ASA, por 2 a 0, em Juiz de Fora, deu um grande passo rumo ao acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. O clube mineiro pode perder por até um gol de diferença ou por dois gols de diferença, desde que faça um na casa do rival, que subirá para a Série B. Já os alagoanos precisam triunfar por três ou mais gols de diferença para retornarem ao segundo escalão nacional. Caso, o ASA devolva os 2 a 0, a decisão será nos pênaltis.
A tarefa do ASA não é fácil, mas o clube de Arapiraca já conseguiu resultado semelhante ao longo da Série C. Ainda pela 3ª rodada da Primeira Fase, o ASA meteu 3 a 0 no América de Natal no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. Este resultado daria o acesso ao Fantasma. O problema é que, de nove jogos em casa, só este tem o resultado esperado pelos torcedores.Pelo menos, o desempenho como mandante é quase perfeito na Série C. O ASA ostenta aproveitamento de incríveis 92,6% em casa. São oito vitórias e apenas um empate, além de 13 gols a favor e só dois contra. Junte-se isso ao desempenho mediado do Tupi fora de casa (55,6%).
Se o Tupi perder por este resultado, em Arapiraca, ficará sem o acesso. Já em Caxias do Sul, o clube mineiro caiu ante o Juventude, por 2 a 0. Este placar deixaria a decisão do acesso nos pênaltis. O Tupi ainda tem uma derrota, por 2 a 0, para o Brasil, mas como este jogo foi em Juiz de Fora, o Sr. Goool não contabilizou o resultado.
A decisão da vaga do acesso acontecerá na segunda-feira, 19 de outubro, às 20h30, em Arapiraca. Além do acesso, o vencedor ainda disputará a semifinal da Série C com o classificado do embate entre Confiança e Londrina.