São Paulo - A Portuguesa se complicou na busca pelo acesso na Série C do Campeonato Brasileiro ao perder para o Vila Nova, por 1 a 0, em Goiânia. Agora, a Lusa só voltará à Série B se triunfar, em São Paulo, no sábado, por dois ou mais gols de diferença. Ao Vila Nova basta um empate ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes do rival ao menos uma vez. Se os paulistas vencerem por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.
Apesar da complicada situação, a torcida rubro-verde tem motivos para acreditar na reviravolta. Em três oportunidades, ainda na Primeira Fase, a Portuguesa conseguiu o placar necessário para o acesso. A Lusa, na 15ª rodada, superou o Juventude - então concorrente direto ao G4 -, por 4 a 2. O mesmo resultado foi obtido contra o rebaixado Madureira. Já o lanterna Caxias apanhou de 3 a 0.Outros dois jogos alimentam as esperanças dos torcedores paulistas. A Portuguesa superou Guarani e Tombense, em casa, por 1 a 0. Este resultado levaria a decisão do acesso para as penalidades máximas. O Sr. Goool só considerou os triunfos da Portuguesa como mandante.
A boa notícia para os goianos é que o Tigre não sofreu nenhuma derrota que tiraria o acesso nos 90 minutos. Apenas na última rodada da Primeira Fase, o Vila Nova - já classificado - caiu ante do ASA, por 1 a 0, em Arapiraca. Este resultado levaria a decisão para os pênaltis. O Vila ainda sofreu duas derrotas como visitante, mas ambas estariam dentro do leque das opções para os goianos voltarem à Série B. O Fortaleza bateu os rivais, por 3 a 2, no Ceará, e o América fez 2 a 1 em Natal.
A decisão do acesso entre Portuguesa e Vila Nova será no sábado, às 19 horas, no Estádio do Canindé, em São Paulo. Além do acesso, o classificado ainda disputará as semifinais contra o vencedor de Brasil e Fortaleza.