Ceará - O Fortaleza, no duelo de volta das quartas de final, espera repetir um dos quatro resultados que obteve na Primeira Fase - suficientes para conquistar o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. Com a derrota, por 1 a 0, em Pelotas, para o Brasil, o Leão do Pici necessita de um triunfo por dois ou mais gols de diferença. Se devolver o 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.
Na fase inicial do terceiro escalão nacional, o Fortaleza - em casa - meteu 3 a 0 no Botafogo. O Icasa, por sua vez, apanhou de 2 a 0. Enquanto isso, o Águia levou de 4 a 1 e o Salgueiro foi derrotado, por 4 a 2. Todos estes resultados dariam o acesso ao Tricolor do Pici.Em duas oportunidades, o Fortaleza ainda conseguiria levar a decisão para as penalidades máximas. O clube cearense superou América de Natal e Cuiabá, por 1 a 0. Com tantos resultados positivos, não é surpresa que o aproveitamento do Fortaleza como mandante chegue a 85,2%. São sete vitórias e só dois empates, além de 20 gols a favor e sete contra.
Mesmo assim, o desempenho do Brasil fora de casa é bem modesto. O clube do Rio Grande do Sul tem aproveitamento de apenas 48,1%. São só três triunfos, quatro empates e duas derrotas, além de 13 gols a favor e 11 contra.
O duelo de volta entre Fortaleza e Brasil acontecerá no sábado, às 16 horas, no Estádio Castelão, na capital do Ceará. O classificado deste confronto enfrentará o vencedor de Vila Nova e Portuguesa.