São Paulo - O Botafogo não deu mostras da sua força apenas dentro de campo. O Tricolor também provou que é parrudo nas arquibancadas. Ao longo da campanha do acesso na Série D do Campeonato Brasileiro, o Botafogo obteve média de público superior a dez rivais paulistas das quatro divisões nacionais, segundo levantamento do Sr. Goool. O clube de Ribeirão Preto, aliás, tem a quarta melhor média de pagantes do Estado de São Paulo. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking completo e agrupado das Séries A, B, C e D do Brasileirão!)
O Pantera, como o clube é conhecido por seus torcedores, ostenta média de 11.627 pagantes, a segunda melhor da Série D. O Tricolor só perde para o Remo (11.827). Em seis partidas como mandante - fará, pelo menos, mais um jogo em casa -, o Botafogo já arrastou 69.764 torcedores ao Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.Tal desempenho só deixa o Bota atrás de Palmeiras (32.027), Corinthians (31.552) e São Paulo (21.346). Entre todos os outros rivais do Estado, por outro lado, o Botafogo leva vantagem. O Santos, por exemplo, está no G4 da Série A, mas sua média de público não passa de 9.017 fãs. A Ponte Preta, que também está na elite e sonha com a Libertadores, apresenta média de apenas 6.881 fanáticos.
Sem chance!
A Portuguesa, por sua vez, faz ainda pior. A Lusa amarga a 54ª colocação no ranking geral com média de só 2.114 torcedores. Representante paulista na Série B, o Bragantino tem média de 1.714 pagantes. Virtual rebaixado na Série B, o Mogi Mirim aparece com média de 1.552 fãs, contra 1.531 torcedores do Oeste.
Há ainda outros dois paulistas que sequer atingem a marca de mil pagantes. Eliminado na Série D, o Red Bull apresenta marca de 511 testemunhas. Já o Guaratinguetá, pior clube paulista no ranking agrupado de público das Séries A, B, C e D, tem média de apenas 255 pagantes - 45,5 vezes menor do que a marca do Botafogo.
Em campo...
O Botafogo conquistou o acesso em sua terceira passagem pela Série D. Em 2010 e 2013, o clube de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, caiu ainda na Primeira Fase. Desta vez, porém, foi diferente e o Botafogo volta à Série C após 12 anos. Em casa, o Pantera venceu o São Caetano, por 2 a 1. Já na última sexta-feira, fora de casa, o Bota obteve o acesso com o empate sem gols no ABC Paulista.
Antes de eliminar o São Caetano e conquistar o acesso, o Botafogo passou pelo CRAC nas oitavas de final. O clube goiano, aliás, foi o líder do grupo do Pantera. Na Primeira Fase, o Tricolor se classificou com a segunda melhor campanha do Grupo A6. Agora, o Botafogo espera pelo término das quartas de final para conhecer seu adversário nas semifinais.