Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 17 de outubro de 2015 às 18:03

Brasil segura Fortaleza e conquista primeiro acesso dos gaúchos na Série C

Xavante também encerrou jejum de três décadas ao subir para a Série B do Brasileirão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Brasil, na tarde deste sábado, fez história ao conquistar o primeiro acesso da história do Rio Grande do Sul na Série C do Campeonato Brasileiro. O Xavante, após vencer em casa, por 1 a 0, segurou o empate sem gols diante do Fortaleza e se tornou mais um clube a silenciar o lotado Castelão - 62.903 pagantes. O Brasil repetiu as façanhas de Oeste (2012), Sampaio Corrêa (2013) e Macaé (2014).

 Torcida rubro-negra pode comemorar! Acabou o sofrimento! Brasil está de volta à Série B do Brasileirão!Jonathan Silva / BrasilTorcida rubro-negra pode comemorar! Acabou o sofrimento! Brasil está de volta à Série B do Brasileirão!
Entre os clubes das quartas de final, o Brasil era aquele que estava há mais tempo sem disputar a Série B. Quis o destino que o clube gaúcho fosse o primeiro a obter o acesso no terceiro escalão nacional. O Brasil não disputa a Série B desde 1986. Três décadas depois, o Xavante estará entre os representantes do segundo escalão nacional.

Classificado apenas com a quarta melhor campanha do Grupo B na Primeira Fase, o Brasil subiu de divisão com oito vitórias (cinco em casa e três fora), nove empates (quatro como mandante e cinco como visitante) e três derrotas (uma longe da torcida e duas fora), além de 31 gols a favor e 20 contra.

Este é o segundo acesso consecutivo do Brasil. O clube de Pelotas, em 2014, obteve o acesso na Série D. Desde que o futebol nacional passou a contar com quatro divisões, o Brasil disputou a Série D em 2012 e 2014, além de ter passado pela Série C em 2009, 2010, 2011 e 2015. Há dois anos, o Xavante ficou fora das divisões nacionais.

Além do acesso, o Brasil também garantiu vaga nas semifinais. O clube gaúcho enfrentará o vencedor de Vila Nova e Portuguesa. Nas arquibancadas, o Xavante aparece na 8ª colocação no ranking de público com média de 3.086 pagantes e público total de 30.855 torcedores. Agora, a festa está liberada para a torcida rubro-negra.