Minas Gerais - O Tupi, após dois acessos na Série D do Campeonato Brasileiro (2011 e 2013), também conseguiu subir na Série C. Na noite desta segunda-feira, mesmo com a vantagem de ter vencido a partida de ida pelas quartas de final, por 2 a 0, o Galo voltou a bater o ASA, desta vez, por 2 a 1, em Arapiraca, e confirmou seu retorno ao segundo escalão nacional após longínquos 26 anos.
Antes do Tupi, o América Mineiro subiu para a Série B em 2009. Na temporada seguinte, o Ituiutaba - hoje, Boa Esporte - também atingiu o objetivo, assim como o Ipatinga, em 2011. O Ipatinga, aliás, ainda tem o acesso de 2006 registrado na história do futebol mineiro.
A campanha do acesso do Tupi teve dez vitórias (cinco em casa e cinco fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 22 gols a favor e 16 contra. Antes de chegar ao mata-mata, o Galo se classificou, na Primeira Fase, com a terceira melhor campanha do Grupo B.
O Tupi é mais um clube, nesta temporada, a garantir o acesso fora de casa. Brasil e Vila Nova também comemoraram longe da torcida. Só o Londrina fez o dever de casa em 2015.Além do acesso, o Tupi garantiu vaga nas semifinais da Série C. O Galo vai encarar o Londrina que superou o Confiança. Do outro lado da chave, o Brasil - algoz do Fortaleza - vai desafiar o Vila Nova que eliminou a Portuguesa.