Ceará - Os Campeonatos Estaduais vão de mal a pior a cada temporada. Mesmo assim, as Federações, com a conivência dos clubes, fazem questão de depreciar ainda mais seu principal produto. Veja o caso da Federação Cearense de Futebol (FCF) que, para evitar trabalho extra, manteve o regulamento e até mesmo a formação dos grupos em relação a temporada passada.
A tabela do Campeonato Cearense 2016, assim como do Estadual Carioca, já está disponível no Sr. Goool. Além dos jogos, o Sr. Goool também liberou aos torcedores internautas o simulador. Para ter a relação dos campeonatos de 2016, basta mudar o select do ano.
Em relação a temporada passada, Fortaleza - atual campeão - e Icasa se mantiveram no Grupo A1, assim como Ceará, Guarani e Guarany continuam no Grupo A2. Itapipoca e Maranguape, por outro lado, trocaram o Grupo A2 pelo Grupo A1, enquanto o Quixadá fez o caminho inverso. Já Uniclinic e Tiradentes são as novidades de 2016.Com a desculpa da disputa da Copa do Nordeste, o Cearense colocará a bola para rolar já em 14 de janeiro de 2016. Com jogos ao finais de semana e no meio de semana, a Primeira Fase irá até 21 de fevereiro. Maratona de jogos e sem atrativo algum para os torcedores. Vide a temporada passada que foi encerrada com média de apenas 3.407 testemunhas. A Primeira Fase, porém, teve média ainda pior - 1.805 gatos pingados.
Regulamento:
A Primeira Fase do Campeonato Cearense 2016 terá dois grupos com cinco clubes cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada grupo se classificarão para a Segunda Fase, enquanto os dois piores de cada grupo disputarão o Quadrangular do Descenso.
Na Segunda Fase, os três classificados do Grupo A1 formarão o Grupo B1, enquanto os três clubes do Grupo A2 estarão no Grupo B2. Nesta fase, os clubes do Grupo B1 enfrentarão os rivais do Grupo B2 em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais.
O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta. A vantagem de decidir em casa será daquele clube que tiver a melhor campanha somando as fases anteriores. O chaveamento das semifinais terá o clube de melhor campanha contra o dono da quarta melhor campanha. Do outro lado da chave, a segunda melhor campanha pegará a terceira melhor campanha.
Em caso de empate na pontuação das semifinais, os critérios serão melhor saldo de gols e, se persistir a igualdade, melhor campanha nas fases anteriores. O mesmo acontecerá na decisão. Campeão e vice terão vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2017. Melhor colocado, tirando aqueles que já estão em alguma divisão do Brasileirão, terá vaga na Série D 2016.
Enquanto isso, no Quadrangular do Descenso, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B. Em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão: melhor campanha na Primeira Fase, maior número de vitórias no Quadrangular do Descenso, melhor saldo de gols no Quadrangular do Descenso, maior número de gols pró no Quadrangular do Descenso e sorteio.