Minas Gerais - São Paulo pode ser o Estado com o maior número de títulos nas divisões do Campeonato Brasileiro, mas só Minas Gerais acumula conquistas nas Séries A, B, C e D. E os mineiros estão na briga por mais três conquistas na atual temporada. O Atlético Mineiro disputa o título com o Corinthians na elite, o América Mineiro tem chances remotas de conquistar a Série B e o Tupi está nas semifinais da Série C.
A façanha na Série B, por outro lado, é maior. O Villa Nova, em 1971, abocanhou a primeira edição do segundo escalão nacional. Ainda pelo interior, o Uberlândia fez a festa mineira em 1984. O América também garantiu sua taça em 1997. Já o Atlético foi campeão em 2006.
O Galo também está entre os vitoriosos da Série A. O Atlético, em 1971, foi o primeiro vencedor do Brasileirão. Enquanto isso, o rival Cruzeiro é o atual bicampeão nacional (2013 e 2014). A Raposa ainda tem o primeiro título dos pontos corridos, em 2003, e a conquista da Taça Brasil em 1966.
Outros cenários...
Enquanto isso, Pará e Maranhão também foram campeões de três divisões, mas ambos estão ausentes na Série A. Os paraenses, vencedores da primeira edição da Série D, buscam mais uma conquista na última divisão nacional. Já as conquistas maranhenses chamam a atenção pelo domínio de um clube.
O Sampaio Corrêa deu a volta olímpica em três divisões. O clube de São Luís faturou o título da Série B em 1972. Em 1997, o Sampaio Corrêa voltaria a ser campeão, mas da Série C. Já o título da Série D foi obtido em 2012. Hoje, o representante nordestino luta pelo acesso na Série B.