Goiás - Invictos, Goiás e Cruzeiro têm o melhor aproveitamento da temporada 2013 entre os 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Líderes de seus Estaduais, goianos e mineiros ostentam aproveitamento de 86,67%. O Atlético Mineiro, com 85,71%, completa o Top 3.
Se os três primeiros colocados são da Série A, os representantes da Série B se destacam com Chapecoense e Paysandu. A dupla conquistou o acesso na Série C no ano passado. Campeã do 1º Turno no Campeonato Catarinense, a Chapecoense tem aproveitamento de 83,33%, contra 82,05% do Paysandu - vencedor do 1º Turno do Paraense.Mas nem só de clubes em alta nos Estaduais vive o ranking de aproveitamento. Eliminado nas semifinais da Taça Guanabara, o Flamengo ocupa a sexta colocação (81,48%) e antecede os melhores clubes da Série C. Sampaio Corrêa (80,95%) e Luverdense (80%) - líderes dos Estaduais do Maranhão e do Mato Grosso, respectivamente - se destacam entre os rivais do terceiro bloco nacional.
O Fluminense, atual campeão do Brasileirão, amarga a 27ª posição, com aproveitamento de 58,97%. O Corinthians, atual campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, faz pior, no 32º lugar (52,38%). A lanterna, porém, é do CRAC. O clube goiano, que subiu na temporada passada para a Série C, ostenta aproveitamento de 13,33%.
Entenda:
Os clubes da Série A do Brasileirão estão representados pela cor preta. A cor verde traz os clubes da Série B e a Série C está pintada de grená.