São Paulo - O G4 do Campeonato Brasileiro da Série A, por causa do campeão da Copa do Brasil, poderá virar G5 pela quarta vez nos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. Hoje, Santos, São Paulo e Palmeiras estão na briga direta pela zona da Libertadores através da elite nacional e também disputam as semifinais da Copa do Brasil.
Caso o campeão da Copa do Brasil fique entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão, o 5º colocado na Série A ganhará o direito de disputar a Libertadores. Isso acontecerá caso a Copa Sul-americana não tenha um vencedor brasuca. Neste momento, Chapecoense e Atlético Paranaense seguem na disputa pelo título do torneio sul-americano.
Outra vaga!
Em 2007, o Fluminense - mesmo com o título da Copa do Brasil em mãos - fez boa campanha no Brasileirão e garantiu o 4º lugar. Melhor para o Cruzeiro que, apesar de ter terminado na 5ª posição, garantiu presença no principal torneio da América do Sul.
Por fim, há quatro anos, o Vasco foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão da Série A. Como o Gigante da Colina já estava garantido na Libertadores, o Internacional, 5º colocado do Brasileirão, se juntou aos brasucas na competição sul-americana.
Além destas três vezes, ainda houve outra oportunidade em que o G4 se transformou em G5. Mas em 2006, o Internacional só abriu mais uma vaga no Brasileirão por causa do seu título na Libertadores. O beneficiado, naquela época, foi o Paraná.
Na atual temporada, além dos três paulistas, Internacional (50), Sport (49) e Ponte Preta (47) estão colados no G4. O trio briga para entrar na zona da Libertadores, mas se não conseguir ficar entre os quatro melhores, sonha para que o campeão da Copa do Brasil dê aquela forcinha no Brasileirão.