São Paulo - Não é só a Seleção Brasileira que tem pisado na bola dentro das quatro linhas. Os clubes brasucas também estão com dificuldades em relação aos rivais sul-americanos. Não por acaso, o Brasil ficou sem representantes na Copa Sul-americana 2015. Segundo levantamento do Sr. Goool, esta é apenas a terceira vez que o país fica de fora das semifinais do torneio.
A temporada 2007 havia sido a última em que os brasileiros haviam se despedido antes das semifinais. Naquela oportunidade, o Vasco foi eliminado pelo América, do México, enquanto o São Paulo parou no Millonarios, da Colômbia. A outra semifinal sem brasileiros ocorreu em 2005, quando o Internacional caiu perante o Boca Juniors, o Corinthians se despediu diante do Pumas e o Fluminense perdeu para o Universidad Católica.
Por outro lado, em 2010, com Goiás e Palmeiras, e em 2013, com Ponte Preta e São Paulo, o Brasil contou com dois semifinalistas. Mas em nenhum destes casos, o título ficou com clubes do país.Lembra?
Os clubes brasileiros passaram a disputar a Copa Sul-americana em 2003, um ano após a criação do torneio. Neste período, o São Paulo foi semifinalista quatro vezes, o Inter em duas oportunidades, enquanto Atlético Paranaense, Fluminense, Goiás, Palmeiras, Vasco e Ponte Preta uma vez cada.
Em 13 edições de Copa Sul-americana, apenas Internacional, em 2008, e São Paulo, em 2012, conquistaram o título do torneio para o Brasil. Os brasileiros ainda acumulam três vices. A Argentina, por sua vez, soma sete conquistas, contra uma de México, Chile, Equador e Peru.