São Paulo - Os argentinos River Plate e Huracán iniciarão a disputa por uma vaga na final da Copa Sul-americana em 5 de novembro, às 21h45 (horário de Brasília), em Buenos Aires. A decisão acontecerá no campo do Huracán em 25 de novembro, às 22 horas. Esta será a sexta vez que rivais do mesmo país se enfrentaram nas semifinais do segundo torneio mais importante da América do Sul, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
Brasil!
O Goiás surpreendeu o Palmeiras, em 2010. O Esmeraldino, porém, ficaria com o vice. O mesmo aconteceu com a Ponte Preta em 2013. Há dois anos, a Macaca eliminou o São Paulo nas semifinais, mas acabou com o vice. Em outras duas oportunidades, não havia a obrigação de confrontos entre clubes do mesmo país nas semifinais.
Em 2005, Boca Juniors e Vélez Sarsfield estiveram nas semifinais, mas não se enfrentaram. Os mexicanos do Pachuca e do Toluca também estiveram em lados opostos das chaves em 2006. Boca e Pachuca, respectivamente, acabaram campeões da Copa Sul-americana.
A CONMEBOL criou esta regra para evitar finais com clubes do mesmo país. Em 2015, por exemplo, o River Plate enfrentaria o paraguaio Sportivo Luqueño, enquanto o Huracán deveria pegar o colombiano Santa Fe. Mas com a mudança nas chaves, os hermanos ficaram de um lado, enquanto Luqueño e Santa Fe brigarão de outro pela vaga na final.
Campeões!
Na história da Copa Sul-americana, a Argentina ostenta o maior número de conquistas - sete. O Brasil aparece com duas, enquanto México, Chile, Equador e Peru têm uma cada. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é o único bicampeão. River Plate, Arsenal, Independiente, Lanús, LDU, São Paulo, Internacional, San Lorenzo, Cienciano, Pachuca e Universidad de Chile ostentam um título cada.
Confira os confrontos entre rivais do mesmo país nas semifinais da Copa Sul-americana:
*classificados
2007
Arsenal-ARG* x River Plate-ARG
2008
Estudiantes-ARG* x Argentinos Jrs.
2010
Goiás* x Palmeiras
2013
Ponte Preta* x São Paulo
2014
River Plate-ARG* x Boca Juniors-ARG
2015
River Plate-ARG x Huracán-ARG