São Paulo - Se o Corinthians ainda disputa o título do Campeonato Brasileiro da Série A, a vaga da Libertadores, pelo menos, já está garantida. E a classificação de um paulista através do G4 não é nenhuma novidade nos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool. Considerando apenas as quatro primeiras colocações, os representantes de São Paulo estiveram no G4, de 2003 para cá, em 21 oportunidades - já contando o Corinthians nesta edição.
Em sete oportunidades durante a era dos pontos corridos, o Estado de São Paulo comemorou duas ou três vagas no G4. Em 2003 e 2004 foram três das quatro vagas. Apenas em 2013, nenhum clube do Estado de São Paulo esteve entre os quatro primeiros colocados. Se os paulistas lideram, os gaúchos poderão assumir isoladamente a vice-liderança.
Hoje, o Grêmio ocupa a 3ª posição com 56 pontos e tem encaminhada sua vaga à Libertadores. Sem falar que o Internacional está na briga pelo 4º lugar. O Colorado soma 50 pontos, na 6ª posição. Caso o Rio Grande do Sul confirme, ao menos, uma vaga, garantirá a vice-liderança entre os Estados com mais presença no G4.
Atualmente, os gaúchos ostentam nove vagas, assim como os cariocas. O melhor clube do Rio de Janeiro no Brasileirão, porém, está distante do G4. O Flamengo tem 44 pontos, no 10º lugar. O Rio Grande do Sul obteve o mesmo número de vagas do que o Rio de Janeiro contando apenas com dois clubes. Já os cariocas têm quatro representantes.O lado positivo do Rio é que, assim como São Paulo, os cariocas já conquistaram três das quatro vagas em uma mesma temporada. Em 2011, o Rio de Janeiro colocou três clubes no G4. Além destes três Estados, apenas outros três já tiveram o gostinho de terminar entre os quatro primeiros colocados.
Minas Gerais, atual bicampeão nacional e com grandes chances de confirmar mais uma presença no G4 com o Atlético Mineiro, acumula sete vagas. O Estado do Paraná, por sua vez, tem duas vagas nos pontos corridos, enquanto Goiás ficou uma vez entre os quatro primeiros colocados.