São Paulo - São Paulo, por ter o maior número de representantes na Série A do Campeonato Brasileiro, é o Estado com a maior presença no G4 e também aquele que mais acumula rebaixamentos ao longo dos pontos corridos. De 2003 para cá, os paulistas já amargaram 11 descensos à Série B, segundo levantamento do Sr. Goool. Pelo menos, na atual temporada, este número não deve aumentar.
Se o Corinthians luta pelo título, Santos, São Paulo, Palmeiras e Ponte Preta sonham com o G4. Em apenas quatro (2003, 2005, 2011 e 2014) das 12 edições dos pontos corridos, São Paulo não teve nenhum clube degolado. Em três oportunidades (2006, 2010 e 2013), por outro lado, foram rebaixados dois paulistas.Enquanto seis Estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás) marcaram presença entre os quatro melhores classificados do Brasileirão, 13 Estados estiveram entre os piores colocados. Bahia, Santa Catarina e Pernambuco estão na vice-liderança deste ingrato ranking. Os três Estados já têm cinco descensos cada.
Os catarinenses devem aumentar esta contagem. Hoje, o Joinville amarga a penúltima colocação com apenas 30 pontos, enquanto Avaí, Figueirense e Chapecoense também lutam contra o descenso. O Estado do Paraná, por sua vez, soma quatro quedas. E esta situação pode piorar caso o Coritiba seja rebaixado. O Coxa está na zona do medo.
Se o Paraná pode ir para cinco quedas, o Rio de Janeiro poderá chegar a quatro. Afinal, o Vasco ocupa a última colocação do Brasileirão. Atualmente, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão empatados com três quedas cada, uma a mais do que Rio Grande do Sul e Goiás. Por fim, Pará, Distrito Federal e Rio Grande do Norte foram rebaixados uma vez cada.