Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 01 de novembro de 2015 às 10:06

Com novo formato, Série C terá recorde de clubes paulistas na próxima temporada

Mogi Mirim e Botafogo se juntarão, em 2016, a Guarani, Guaratinguetá e Portuguesa

da Redação -

São Paulo - A edição 2016 da Série C do Campeonato Brasileiro terá recorde de clubes paulistas desde que a competição adotou o formato com 20 times. Na próxima temporada serão, pelo menos, cinco clubes de São Paulo. Guarani, Guaratinguetá e Portuguesa ganharão a companhia de Mogi Mirim, rebaixado na Série B, e Botafogo, que obteve o acesso na Série D.

 Botafogo, que conquistou o acesso na Série D, será uma das novidades paulistas na Série C 2016!Rogério Moroti / BotafogoBotafogo, que conquistou o acesso na Série D, será uma das novidades paulistas na Série C 2016!
O Oeste também tem chances de disputar a Série C, mas por enquanto está fora da zona de rebaixamento da Série B. O clube de Itápolis ocupa o 14º lugar com 41 pontos, seis a mais do que a zona do descenso. O Mogi Mirim, por outro lado, não teve a mesma sorte e foi o primeiro clube rebaixado no segundo escalão nacional.

O Sapão da Mogiana volta à Série C um ano após o acesso. Hoje, o clube paulista amarga a lanterna com apenas 22 pontos. Enquanto isso, o Botafogo conquistou o acesso na última divisão nacional e voltará a disputar a Série C após 12 temporadas.

Já a Portuguesa completará dois anos no terceiro escalão nacional. A Lusa perdeu a briga pelo acesso com o Vila Nova. O Guarani, por sua vez, não conseguiu nem se classificar ao mata-mata da Série C. O Guaratinguetá, por outro lado, escapou do rebaixamento.

Histórico...
A Série C do Brasileirão adotou o formato com 20 clubes em 2009. De lá para cá, o recorde de paulistas na divisão era da temporada 2014. No ano passado, Mogi Mirim, Guaratinguetá, Guarani e São Caetano estiveram na Série C. O Sapão conquistaria o acesso, enquanto o Azulão amargaria o rebaixamento.

Em 2013, assim como em 2015, foram três clubes na competição. As temporadas de 2009, 2011 e 2012, por outro lado, contabilizaram dois clubes paulistas na Série C. Por fim, em 2010, apenas o Marília representou o Estado de São Paulo no terceiro escalão nacional.

Confira os clubes paulistas na Série C do Brasileirão:

2009

Guaratinguetá e Marília

2010

Marília

2011

Santo André e Marília

2012

Oeste e Santo André

2013

Mogi Mirim, Guarani e Grêmio Barueri

2014

Mogi Mirim, Guaratinguetá, Guarani e São Caetano

2015

Portuguesa, Guarani e Guaratinguetá

2016

Portuguesa, Guarani, Guaratinguetá, Mogi Mirim e Botafogo