Rio de Janeiro - A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) tem feito de tudo para melhorar os resultados nas arquibancadas - esconder dados, diminuir valor de ingressos e liberar cerveja nos estádios. Mas os números não mentem. O Campeonato Carioca 2013 ainda não empolgou e arrecadou pouco ao longo da Taça Guanabara.
Após 67 partidas, com direito a sete clássicos, a arrecadação total de renda líquida do Estadual foi de apenas R$ 1.580.267,23. A renda líquida é a sobra entre a renda bruta e os gastos com os jogos. Na média, o Cariocão ostenta renda líquida de só R$ 23.586,07.Durante toda a primeira fase da Taça Guanabara, a FERJ escondeu tais dados. A entidade feriu o Estatuto do Torcedor ao divulgar apenas a primeira parte do borderô, sem os gastos e a renda líquida. Mas a FERJ se viu obrigada a divulgar todos os números e, a partir das semifinais, cumpriu com o que determina a Lei n° 10.671/2003.
Art. 5º do Capítulo II (Da transparência na Organização) do Estatuto do Torcedor - Lei n° 10.671/2003 - IV parágrafo é obrigação dos clubes a apresentação "dos borderôs completos das partidas; (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010)".
Mesmo assim, a partida entre Boavista e Madureira, pela terceira rodada, segue sem a parte inferior do borderô. Em relação ao público, a média é modesta de 3.250 pagantes. O total foi de 217.736.
Só o site Sr. Goool acompanha o público e a renda de todos os Estaduais. O mesmo será feito com Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.