São Paulo - O Brasil é o maior campeão da Libertadores Feminina - conquistou cinco títulos em seis edições. Os clubes brasileiros estão sempre no mata-mata do torneio. Até mesmo por isso é comum acontecer confronto verde e amarelo na fase decisiva da competição. Em 2015, na Colômbia, ocorrerá o terceiro duelo brasuca nas semifinais da história da Libertadores Feminina.
No ano seguinte, o Brasil colocou três clubes nas semifinais - recorde absoluto no torneio sul-americano. Novamente, o São José teve que encarar um rival brasileiro. Mas em 2012, a Águia foi abatida pelo Foz Cataratas. Após as brasileiras empatarem, por 1 a 1, o clube paranaense venceu nos pênaltis, por 4 a 3. O Foz, porém, amargaria o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Colo Colo, do Chile, nas penalidades máximas.
Agora!
A definição da final na atual temporada será na próxima quinta-feira. São José e Ferroviária ficarão frente a frente às 13 horas (horário de Brasília), em Enviado. No mesmo dia e local, após o confronto brasileiro, Colo Colo e UAI Urquiza lutarão pela outra vaga na decisão.
O Colo Colo foi o melhor clube da Primeira Fase. As chilenas venceram todos os três jogos no Grupo C. Enquanto isso, as argentinas só se classificaram por causa do índice técnico - melhor campanha entre as 2ªs colocadas. O UAI Urquiza fez sete pontos e dois gols de saldo no Grupo B.
Em caso de empate no tempo normal, a definição dos finalistas será nos pênaltis. Os vencedores brigarão pelo título, enquanto os derrotados terão que se contentar com a disputa do 3º lugar. Final e 3º lugar acontecerão no domingo, em Medellín.