São Paulo - É fácil vencer os três primeiros jogos de um campeonato? Não na Eliminatória Sul-americana. Tanto é verdade que no classificatório para a Copa do Mundo 2014 nenhuma seleção conseguiu os três triunfos iniciais. O Equador, porém, acabou com este jejum e confirmou o terno na Eliminatória para o Mundial 2018 na Rússia, igualando a façanha da Argentina para a Copa de 2010.
FEF / Site OficialEquador, ao igualar a marca da Argentina em 2007, chegou à liderança da Eliminatória Sul-americana! Os equatorianos são a grande surpresa nesta Eliminatória. Na última quinta-feira, o Equador venceu o então líder e 100% Uruguai, por 2 a 1, e manteve seu aproveitamento perfeito. Antes dos uruguaios, a Seleção do Equador passou pela Argentina, fora de casa, na estreia (2 a 0) e bateu a Bolívia diante da torcida (2 a 0). O Equador soma nove pontos, dois a mais do que o Chile e três a mais do que o Uruguai, rivais que perderam o 100% nesta rodada.
O Equador repetiu a façanha da Argentina, em 2007, durante a Eliminatória para a Copa do Mundo 2010, na África. Há oito anos, os hermanos meteram 2 a 0 no Chile, em casa, na estreia, repetiram o placar contra o Venezuela, em Maracaibo, e voltaram a fazer o dever de casa contra a Bolívia (3 a 0). O primeiro tropeço aconteceu apenas na 4ª rodada, quando a Colômbia bateu a Argentina, por 2 a 1.
A Argentina, na Eliminatória Sul-americana para o Mundial 2002, foi além com cinco vitórias nos cinco primeiros jogos. Os argentinos bateram Chile (4 a 1), Venezuela (4 a 0), Bolívia (1 a 0), Colômbia (3 a 1) e Equador (2 a 0), tropeçando apenas na 6ª rodada ante o Brasil (3 a 1).
Para tentar igualar a outra marca argentina, o Equador voltará a campo na terça-feira, às 19 horas (horário de Brasília), para desafiar a lanterna Venezuela, em Ciudad de Guayana, pela 4ª rodada. Se os equatorianos venceram todos os jogos, os venezuelanos perderam todas as partidas.