Amazonas - Nenhum Campeonato Estadual segue a fórmula dos pontos corridos do Brasileirão. Mas nove competições (Amazonense, Brasiliense, Carioca, Catarinense, Gaúcho, Maranhense, Paranaense, Sergipano, Tocantinense) definem seus rebaixados na somatória da pontuação ao longo de todas as rodadas, como se fosse pontos corridos.
O Campeonato Paranaense, por exemplo, até usa os pontos corridos para definir os campeões do 1º e do 2º Turno. Mas o vencedor do Estadual será decidido apenas na final com dois jogos. Os rebaixados, porém, serão os clubes que somarem o menor número de pontos ao longo das 22 rodadas.O mesmo acontece em Santa Catarina. Mas só para definir os degolados. O campeão exige muita imaginação dos dirigentes. Ainda que um mesmo clube vença os dois turnos - como fez o Figueirense, em 2012 -, haverá semifinal com os quatro melhores colocados ao longo das duas fases. Desta semi, sairão os finalistas e o campeão. Na temporada passada, o Avaí ficou com o título.
Há ainda os casos mais comuns, como no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal... Nesses Estaduais, há dois turnos com semifinal e decisão. Os rebaixados, porém, serão aqueles que somarem o menor número de pontos ao longo de toda a competição. Façam suas apostas!