São Paulo - A Pantera rugiu alto, o bastante para acordar Ribeirão Preto - cidade distante 315 km de São Paulo. O rugido é de comemoração. O Botafogo, neste sábado, conquistou o inédito título da Série D do Campeonato Brasileiro. A volta olímpica, aliás, não é a primeira apenas para o Tricolor e, sim, para todo o Estado de São Paulo na última divisão nacional. Além do Botafogo e do vice Ríver, Remo e Ypiranga também conquistaram o acesso para a Série C.
Campeão fora!
Sem falar que o Botafogo entra para o time das exceções. Em sete edições da Série D, apenas duas vezes o campeão festejou o título fora de casa. A primeira vez aconteceu com o Tupi, em 2011. Há quatro anos, o Tupi bateu o Santa Cruz, em casa, na partida de ida, por 1 a 0. Não satisfeito, o Galo ainda bicou o Santinha, em Recife, por 2 a 0, assegurando a inédita conquista da Série D.
Agora, o Tricolor repete o feito dos mineiros e dá a volta olímpica longe da torcida, em Teresina. São Raimundo-PA (2009), Guarany-CE (2010), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013) e Tombense-MG (2014), por outro lado, foram campeões no aconchego de casa.
O Botafogo disputou pela terceira vez a Série D. Em 2010 e 2013, o clube de Ribeirão Preto caiu ainda na Primeira Fase. Desta vez, porém, foi diferente e o Botafogo voltou à Série C após 12 anos. Antes do Pantera, só Oeste, em 2011, e Mogi Mirim, em 2012, alcançaram tal façanha entre os paulistas.
"Botafogo, Botafogo / Orgulho de Ribeirão (...) Grandioso Botafogo / Celeiro de campeões". Parabéns, Botafogo.