Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 16 de novembro de 2015 às 03:04

Botafogo faz a pior campanha entre todos os campeões da Série D do Brasileirão

Tricolor iguala o aproveitamento de São Raimundo e Guarany, mas perde nos critérios de desempate

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Botafogo fez história ao conquistar a Série D do Campeonato Brasileiro, o maior título de seus 98 anos e o primeiro troféu da divisão para o Estado de São Paulo. Mas levando em conta todos os campeões, de 2009 para cá, o Pantera tem a pior campanha, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. O clube paulista iguala o aproveitamento de São Raimundo e Guarany, mas perde nos critérios de desempate. (Confira a campanha de todos os campeões na galeria de imagens!)

Ao longo das 16 partidas, o Botafogo conquistou sete vitórias (seis em casa e uma fora), sete empates (um como mandante e seis como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 20 gols a favor e nove contra. Aproveitamento de 58,3%.

O Guarany, em 2010, fez a mesma campanha da apresentada pelo Botafogo. Mas o clube cearense obteve saldo de 14 gols, três a mais do que os paulistas. Foram 33 tentos a favor e 19 contra. Enquanto isso, o São Raimundo, primeiro campeão da Série D, também teve aproveitamento de 58,3% em 2009, mas o clube paraense conquistou uma vitória a mais do que os rivais (8).

Invicto!
O trio está bem atrás do Sampaio Corrêa, campeão com o melhor desempenho da última divisão nacional. Em 2012, o clube maranhense foi campeão invicto - 11 triunfos e cinco empates. Aproveitamento exemplar de 79,2%. O Botafogo também fez bonito ao dar a volta olímpica com aproveitamento de 72,9%. O clube paraibano venceu 11 vezes, empatou duas e perdeu só três.

Em 2011, o Tupi venceu a competição com dez vitórias, três empates e três derrotas. Aproveitamento de 68,8%. Já em 2014, o Tombense foi campeão com nove vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. Aproveitamento de 66,7%.

Além do Botafogo, Ríver - vice-campeão -, Remo e Ypiranga também conquistaram o acesso à Série C. A edição 2015 da Série D foi encerrada com 190 partidas - 94 vitórias dos mandantes, 47 triunfos dos visitantes e 49 empates. Foram marcados 427 gols, sendo 266 tentos dos donos da casa e 161 dos visitantes.