Rio de Janeiro - O Botafogo será campeão da Série B do Campeonato Brasileiro se vencer o ABC na sexta-feira, às 21h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, ou se América Mineiro e Vitória tropeçarem diante de Ceará e Luverdense, respectivamente, no sábado, às 17h30. Confirmado o título, o Glorioso poderá ter a pior média de público desde a Portuguesa em 2011, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
Mesmo com campanha impecável, a Estrela Solitária amarga a 7ª colocação no ranking de público com média modesta de 9.092 pagantes. Em 18 jogos como mandante, o Botafogo levou só 163.651 torcedores ao estádio. O clube carioca, aliás, deu mais público aos rivais quando atuou como visitante do que quando jogou em casa.Para se ter uma ideia, apenas cinco vezes o Fogão superou a marca de dez mil fãs. O melhor desempenho aconteceu diante do Paysandu (21.605). Em três oportunidades, porém, o Glorioso sequer atingiu a marca de cinco mil testemunhas. As arquibancadas ficaram vazias perante o Atlético Goianiense (3.241).
Desde a Portuguesa, há quatro anos, o campeão da Série B não tinha desempenho tão ruim nas arquibancadas. A Lusa destruiu todos os adversários em campo, mas fora das quatro linhas, a média não chegou a cinco mil gatos pingados (4.417). A Portuguesa terminou no décimo lugar no ranking de pagantes.
Em 2013, o Palmeiras terminou a Série B com o título em campo e o vice fora das quatro linhas. A média do Verdão chegou a 14.974 alviverdes. O Goiás também foi vice nas arquibancadas, em 2012. Há três temporadas, o Esmeraldino ostentou média de 14.185 fanáticos.
O Botafogo terá mais uma oportunidade de apagar esta má impressão nas arquibancadas. A Estrela Solitária se despedirá da Série B no sábado, 28 de novembro, às 17h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, contra o América Mineiro.