Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 20 de novembro de 2015 às 23:20

Botafogo se sagra campeão da Série B e volta a conquistar nacional após 20 anos

Inédito título botafoguense foi obtido no Mané Garrincha, estádio que homenageia um dos principais ídolos do Fogão

da Redação -

Rio de Janeiro - "Botafogo, Botafogo, Campeão desde 1910...". O Botafogo, após 20 anos, voltou a conquistar o Brasil. Não o Nacional do primeiro, mas do segundo escalão. Se em 1995, o título da Série A consagrou Túlio Maravilha e cia., a conquista desta sexta-feira, na Série B do Campeonato Brasileiro, valoriza a campanha do acesso que devolveu a Estrela Solitária à elite. O goleiro Jefferson é o nome do título alvinegro.

 Botafogo conquistou o inédito título da Série B no Estádio Mané Garrincha, em Brasília!Vitor Silva / BFRBotafogo conquistou o inédito título da Série B no Estádio Mané Garrincha, em Brasília!
A volta olímpica foi dada em um dos palcos da Copa do Mundo e que homenageia um dos maiores ídolos do Fogão. O Botafogo confirmou a melhor campanha como visitante ao superar o ABC, por 2 a 1, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 37ª rodada. A conquista, além de valorizar o acesso - ganho em 10 de novembro em cima do Luverdense -, apaga o deslize de 2003.

Há 12 anos, o Botafogo voltou para a Série A, mas sem o título da Série B. Aliás, entre os campeões brasileiros que passaram, pelo menos, uma temporada na Série B, o Botafogo estava na lista daqueles sem título. Agora, o Fogão deixou esta seca para Fluminense e Bahia. Levando em conta apenas os pontos corridos, Atlético Mineiro (2006), Coritiba (2007 e 2010), Corinthians (2008), Vasco (2009), Palmeiras (2013) e, agora, Botafogo (2015) foram campeões da Série B.

O título coroa a boa campanha do Fogão na Série B. O clube carioca, hoje, ostenta o maior número de vitórias (21), o menor número de derrotas (8), o melhor ataque (60) e a melhor defesa (30). Ao longo das 37 rodadas, a Estrela Solitária conquistou 21 triunfos (11 em casa e dez fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e oito derrotas (três diante da torcida e cinco fora), além de 60 gols a favor e 30 contra.

"Na estrada dos louros, um facho de luz / Tua estrela solitária te conduz!". Apenas na 1ª rodada, o Glorioso não ficou no G4 da Série B. Sem falar que o clube carioca assumiu a liderança na 22ª rodada e não saiu mais. Das 37 rodadas, a Estrela Solitária brilhou no alto da classificação em 29.

"Não podes perder, Perder para ninguém!". O Botafogo se despedirá da Série B no próximo sábado, 28 de novembro, às 17h30, contra o América Mineiro no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.