Pernambuco - "És o querido do povo / O terror do Nordeste". O Santa Cruz está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Santinha venceu o lanterna e rebaixado Mogi Mirim, por 3 a 0, em Itu, e garantiu o acesso na Série B. O clube pernambucano se junta ao campeão Botafogo, ao América Mineiro e ao Vitória que também subiram de divisão. Com o acesso de dois nordestinos, a Região volta a aumentar a representatividade na elite.
E a trajetória do Santa Cruz foi tortuosa na Série B. O Santinha começou muito mal e chegou a brigar contra o rebaixamento. O clube, porém, se recuperou e ganhou posições. Mas a entrada no G4 só virou realidade na 29ª rodada. Após perde e ganha, o Tricolor entrou definitivamente na zona do acesso na 34ª rodada. Foram apenas seis rodadas no G4 e o acesso confirmado.
A campanha tricolor contabiliza 19 vitórias (14 em casa e cinco fora), sete empates (um como mandante e seis como visitante) e 11 derrotas (três diante da torcida e oito fora), além 60 gols a favor e 42 contra. No 2º turno, o Santinha fez 36 dos seus 64 pontos.
Na rodada final, o Santa Cruz lutará pelo vice-campeonato. O Santinha se despedirá da Série B no sábado, às 17h30, contra o Vitória - que também sonha com o vice - no Estádio do Arruda, em Recife.