Rondônia - O Gênus terá que defender a honra da capital Porto Velho, em 2013, e acabar com um incômodo jejum. Desde 2002 o Campeonato Rondoniense não acaba com um campeão da capital. Na atual temporada, a maioria dos sete clubes - o Moto Clube desistiu do Estadual - é do interior: Ariquemes, Espigão, Ji-Paraná - atual campeão -, Pimentense, Rolim de Moura e Vilhena.
O jovem CFA foi o responsável pela última conquista dos clubes de Porto Velho. Fundado em 2001, o CFA garantiu o título já na temporada seguinte. Na Primeira Fase, o clube obteve a vice-liderança. Antes de chegar à final, o CFA ainda foi líder da Segunda Fase. Na decisão, o CFA empatou, por 1 a 1, o primeiro duelo contra o União Cacoalense, fora de casa, e garantiu o trofeu diante da torcida com o triunfo, por 2 a 1.
A partir desse momento, a fonte da capital secou em Rondônia. O União Cacoalense, da cidade de Cacoal, se recuperou e ganhou logo os títulos de 2003 e 2004. O Vilhena, da cidade homônima, foi o vencedor das temporadas de 2005, 2009 e 2010. O tri do Ulbra, por outro lado, foi genuíno.Clube da cidade de Ji-Paraná, o Ulbra faturou os títulos de 2006, 2007 e 2008. A festa rolou solta na cidade de Espigão do Oeste com a façanha do Espigão, em 2011. E na temporada passada, o Ji-Paraná, da cidade homônima, ficou com o título Estadual. Para piorar, em todas essas decisões, a capital só esteve presente em duas oportunidades. Em 2003, o CFA foi vice-campeão, mesma situação do Gênus, em 2009.
Campeões!
Mas os maiores vencedores do Estadual de Rondônia ainda são da capital. O Ferroviário, de Porto Velho, soma 17 títulos. Moto Clube e Flamengo, também de Porto Velho, têm dez conquistas cada. O maior campeão do interior é o Ji-Paraná com nove títulos.
Enquanto isso, o Ypiranga, de Porto Velho, soma cinco. Vilhena e Ulbra ostentam três conquistas cada, contra dois de União Cacoalense e Ariquemes - de Ariquemes. A lista com um título tem Espigão, CFA, Guajará - de Guajará Mirim -, Botafogo e São Domingos - ambos de Porto Velho.
Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para a próxima fase. Já o último colocado será rebaixado. Na semifinal e final, a disputa será pelo sistema de mata-mata. Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols e pênaltis.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols marcados;
4 - Confronto direto;
5 - Maior saldo de gols no confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Sorteio.
Confira os campeões após a última conquista de um clube da capital:
2003
União Cacoalense (Cacoal)
2004
União Cacoalense (Cacoal)
2005
Vilhena (Vilhena)
2006
Ulbra (Ji-Paraná)
2007
Ulbra (Ji-Paraná)
2008
Ulbra (Ji-Paraná)
2009
Vilhena (Vilhena)
2010
Vilhena (Vilhena)
2011
Espigão (Espigão do Oeste)
2012
Ji-Paraná (Ji-Paraná)