Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 23 de novembro de 2015 às 10:19

Joinville é o 11º clube rebaixado no Brasileirão no ano seguinte ao acesso

JEC também se tornou o segundo campeão da Série B a fazer bate e volta no Nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O lanterna Joinville teve confirmado, matematicamente, seu rebaixamento, no último domingo, durante a derrota, por 2 a 1, para o Vasco pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Segundo levantamento do Sr. Goool, o JEC é o 11º clube rebaixado um ano após o acesso e o segundo campeão a fazer o bate e volta. O Sr. Goool levou em conta os pontos corridos do Brasileirão, iniciados em 2003.

 Joinville não conseguiu se manter na Série A do Brasileirão e terá que disputar outra vez a Série B em 2016!Joinville / Site OficialJoinville não conseguiu se manter na Série A do Brasileirão e terá que disputar outra vez a Série B em 2016!
Após 36 rodadas, o Tricolor catarinense acumula apenas 31 pontos e aproveitamento de 28,7%. São sete vitórias (seis em casa e uma fora), dez empates (sete como mandante e três como visitante) e 19 derrotas (cinco diante da torcida e 14 fora), além de 26 gols a favor e 43 contra. O Joinville tem o menor número de vitórias, o maior número de derrotas e o pior ataque.

O Brasileirão, com o Joinville, volta a ter um clube ioiô. Nas últimas duas temporadas, nenhum clube que havia conquistado o acesso na Série B tinha sido rebaixado. Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense e Vitória se mantiveram na elite em 2013, enquanto Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense se seguraram no ano passado.

Além destas duas edições, apenas em 2003 não houve bate e volta. Há 12 anos, Palmeiras e Botafogo subiram da Série B e não caíram da elite. Em 2004, o primeiro campeão da Série B fez bate e volta. O Brasiliense deu a volta olímpica há 11 anos, mas em 2005 já amargou o descenso. Tal feito só foi repetido agora com o Joinville.

O pior ano para os clubes que conquistaram o acesso foi em 2008. Há sete temporadas, Portuguesa e Ipatinga brincaram de ioiô na elite do Brasileirão. Em todas as outras oportunidades com clubes sobe e desce, a perda foi de um representante por edição. No bate e volta das divisões do Brasileirão foram cinco clubes do Sudeste (Portuguesa-SP, Ipatinga-MG, Santo André-SP, Guarani-SP e América Mineiro-MG), quatro clubes do Nordeste (Fortaleza-CE, Santa Cruz-PE, América de Natal-RN e Sport-PE) e um do Centro-Oeste (Brasiliense-DF) e outro do Sul (Joinville-SC).

Confira os clubes que fizeram bate e volta no Brasileirão de pontos corridos:

2003

Fortaleza-CE

2005

Brasiliense-DF

2006

Santa Cruz-PE

2007

América de Natal-RN

2008

Portuguesa-SP e Ipatinga-MG

2009

Santo André-SP

2010

Guarani-SP

2011

América Mineiro-MG

2012

Sport-PE

2015

Joinville-SC