Rio Grande do Sul - A Taça Farroupilha - equivalente ao 2º Turno do Campeonato Gaúcho - terá início, neste final de semana, com o Internacional - campeão da Taça Piratini - tentando evitar a lógica das duas últimas temporadas. Em 2011 e 2012, o campeão do Returno ficou com o título definitivo do Estadual.
No ano passado, o Caxias surpreendeu e garantiu o 1º Turno do Gauchão. Mas o Internacional se recuperou no Returno e conquistou a taça. Na decisão, o Colorado fez o que seu torcedor esperava, não deu chances ao rival de Caxias do Sul e obteve o 41º título de sua história.O mesmo panorama já havia sido visto em 2011. Mas naquela oportunidade, foi o Grêmio que faturou a primeira metade do Estadual do Rio Grande do Sul. A segunda metade foi da parte vermelha do Estado. Na decisão, o Gre-Nal foi definido apenas nos pênaltis e deu Internacional.
Para ficar com o título definitivo da temporada 2013, o Inter terá que se espelhar na temporada de 2010 e no rival azul. O Grêmio foi o último campeão estadual a faturar o 1º Turno. Em 2010, Tricolor ganhou o Turno ao derrotar o Novo Hamburgo. O Returno ficou com o Inter, algoz do Pelotas. Na decisão do Gauchão, o Grêmio garantiu seu 36º título estadual ao despachar o rival Inter.
No próximo domingo, o Internacional irá estrear na Taça Farroupilha contra o Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra, às 16 horas.
Campeões!
O Inter é o maior campeão do Rio Grande do Sul, com 41 conquistas - cinco a mais do que o rival Grêmio. O Guarany soma duas. A lista com um título tem Caxias, Juventude, Renner, Riograndense, Santanense, Rio Grande, Farroupilha, São Paulo, Pelotas, Cruzeiro, Americano, Bagé e Brasil.