São Paulo - O Palmeiras, na última quarta-feira, venceu o Santos, por 2 a 1, no tempo normal e, por 4 a 3, nos pênaltis, e conquistou seu terceiro título da Copa do Brasil. Com a volta olímpica do Verdão, o Estado de São Paulo - de acordo com o levantamento do Sr. Goool - garante sua quinta dobradinha nacional, uma vez que o Corinthians faturou o título do Campeonato Brasileiro da Série A com três rodadas de antecedência.
Paulistas campeões!
São Paulo foi o centro das atenções no país, pela primeira vez, em 1998. Naquela oportunidade, o Palmeiras faturou o título da Copa do Brasil em cima do Cruzeiro. O mesmo rival mineiro ainda perdeu o Brasileirão para o Corinthians. O Timão, aliás, participaria de outra dobradinha em 2002.
O Alvinegro do Parque São Jorge faturou o título da Copa do Brasil em cima do Brasiliense, mas perdeu o Brasileirão para o rival Santos. Dois anos depois, o Peixe voltou a conquistar a Série A, enquanto a Copa do Brasil ficou com o surpreendente Santo André.
Por fim, em 2005, a surpresa foi o Paulista que abocanhou a Copa do Brasil. No Brasileirão de pontos corridos, o título ficou com o Corinthians. Agora, os paulistas voltam a ficar no topo do futebol nacional como a mesma dobradinha que iniciou toda esta trajetória positiva dos paulistas.
Mineiros, uai!
Além dos paulistas, apenas os mineiros ostentam a dobradinha nacional. O Cruzeiro pode ter apanhado dos paulistas em 1998, mas em 2003 não deu chances para nenhum rival. A Raposa garantiu os títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão, então a primeira edição de pontos corridos.
Em 2014, Minas Gerais voltou a ser o centro das atenções. O Atlético Mineiro bateu o eterno rival Cruzeiro e faturou o inédito título da Copa do Brasil. Mas a Raposa não desanimou e conquistou o título do Brasileirão, o segundo seguido e o quarto na história do Nacional.
Confira as dobradinhas na Copa do Brasil e Brasileirão:
1998
Palmeiras (Copa do Brasil)
Corinthians (Brasileirão)
2002
Corinthians (Copa do Brasil)
Santos (Brasileirão)
2003
Cruzeiro (Copa do Brasil e Brasileirão)
2004
Santo André (Copa do Brasil)
Santos (Brasileirão)
2005
Paulista (Copa do Brasil)
Corinthians (Brasileirão)
2014
Atlético Mineiro (Copa do Brasil)
Cruzeiro (Brasileirão)
2015
Palmeiras (Copa do Brasil)
Corinthians (Brasileirão)