Ceará - O Campeonato Cearense não tem um campeão que não seja Ceará e Fortaleza há 17 anos. Em 1995, o Ferroviário quebrou a hegemonia dos chamados grandes da capital ao garantir seu nono título. De lá para cá, Vovô e Leão se revezaram no alto do pódio.
Nesse período, o Ceará - atual bicampeão - ficou com o título em oito oportunidades. O Vozão também é o maior vencedor do Estado, com 41 conquistas. O Fortaleza, por sua vez, com 39 títulos, foi campeão - de 1995 para cá - nove vezes, sendo a última em 2010.A situação fica ainda mais restrita quando se olha para o confronto entre capital e interior. Na verdade, não há duelo algum. Em quase 100 anos de Campeonato Cearense, em apenas uma oportunidade o interior se sagrou campeão. E o título de 1992 ainda acabou em confusão, sendo dividido entre Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Icasa.
De acordo com a Federação Cearense de Futebol (FCF) "Título não decidido, após decisão judicial ordenando realizar novamente as finais. Um acordo entre a FCF e os quatro clubes, proclamou-os campeões".
Atual!
Em 2013, a Primeira Fase do Estadual foi disputada sem a presença de Ceará e Fortaleza, que atuaram na Copa do Nordeste. Horizonte, Ferroviário, Icasa, Guarani, Tiradentes e Guarany se classificaram para a Segunda Fase. São Benedito e Maracanã foram rebaixados.
Os dois primeiros colocados - Horizonte e Ferroviário - ainda entraram na Segunda Fase com pontos de bonificação. O Horizonte levou dois pela liderança e o Ferrão ficou com um. Após três rodadas, Fortaleza, Horizonte, Icasa e Tiradentes estariam classificados para as semifinais.