Paraíba - Diante de uma Federação que sofreu intervenção, teve roubo de documentos, viu jogos adiados por falta de ambulância, policiamento, gramados esburacados, entre outros detalhes, ninguém espera mais nada. Mas no futebol brasileiro há sempre um jeitinho de piorar. Quando a Federação Paraibana de Futebol (FPF) estava entrando nos eixos, resolveu pisar na bola. Antes de contar todo este "causo", o Sr. Goool traz a tabela completa de jogos e o simulador do Estadual da Paraíba.
A FPF resolveu inovar na fórmula de disputa da edição 2016 do Paraibano. Mas esta inovação não tem nada de positiva. O regulamento prevê que um clube eliminado na Segunda Fase tenha chance de disputar a semifinal. É isso mesmo! Um clube perdedor poderá acabar campeão da Paraíba e presente em torneios regionais e nacionais.Os gênios da FPF fizeram uma fórmula de disputa em que seis clubes avançarão na Primeira Fase. Na Segunda Fase, em formato de mata-mata, os três vencedores - logicamente - estarão nas semifinais, e o quarto integrante será por índice técnico. Algo impensável e que só é visto no Brasil.
Deixando de lado a lambança da FPF, Paraíba e Esporte serão as novidades em 2016. A dupla ficou com a vaga dos rebaixados Lucena e Miramar. O Paraíba estreará contra o Botafogo, em casa, enquanto o Esporte receberá o Sousa diante da torcida. Já o campeão Campinense desafiará o CSP em Campina Grande. O Campeonato Paraibano terá início em 30 de janeiro.
Na Primeira Fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Em jogos de ida e volta, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase, enquanto os dois piores colocados de cada grupo lutarão contra o rebaixamento. Na disputa contra o rebaixamento, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão.
Na Segunda Fase haverá sistema eliminatório, em jogos de ida e volta, entre os seis clubes. O 1º colocado do Grupo A enfrentará o 3º colocado do Grupo B. O líder do Grupo B desafiará o 3º colocado do Grupo A. Enquanto o 2º colocado do Grupo A pegará o vice-líder do Grupo B. Os donos das melhores campanhas terão o direito de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais. Estes critérios não valem para o confronto dos 2ºs colocados.
A semifinal será formada pelos três clubes classificados e o melhor por índice técnico (somatória de pontos das duas fases anteriores), ou seja, um dos perdedores se manterá na briga pelo título. Na semifinal, o classificado entre 1º do Grupo A e 3º do Grupo B pegará o 2º do Grupo A ou o 2º do Grupo B. Já o 1º do Grupo B ou o 3º do Grupo A enfrentará o dono do melhor índice técnico.
Na final serão jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha decidirá em casa e jogará por dois resultados iguais. Campeão e vice terão vagas na Copa do Brasil 2017. O 1º colocado ainda terá vaga na Série D do Brasileirão 2016, desde que não esteja nas Séries A, B e ou C.