Mato Grosso do Sul - Há seis anos o Campeonato Sul-mato-grossense mantém a mesma fórmula de disputa. Formato longo, diga-se de passagem, para um Estado que sequer conta com clubes nas Séries A, B ou C do Brasileirão. Sem mudanças no regulamento da competição, o Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador do Estadual do Mato Grosso do Sul.
Na temporada 2016, as novidades serão Operário e Itaporã. Enquanto o Operário pegará a vaga do CENE no Grupo A, o Itaporá substituirá o Ubiratan no Grupo B. Aliás, nem mesmo a formação dos grupos foi modificada. É tudo igual! O campeão Comercial iniciará a briga pelo bi, em casa, contra o Novoperário. O início do Estadual está marcado para 30 de janeiro.
Os 12 clubes, divididos em dois grupos com seis times cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para o mata-mata. O pior colocado de cada grupo, por outro lado, descerá para a Série B.
Nas quartas de final, semifinal e final, os rivais se enfrentarão em jogos de ida e volta. Na semifinal, o vencedor do confronto entre 1º A e 4ª B pegará o classificado entre 2ª B e 3ª A. Já o ganhador de 2ª A e 3ª B desafiará o classificado de 1ª B e 4ª A.
O campeão terá vaga na Série D do Brasileirão 2016 e na Copa do Brasil de 2017. O vice-campeão ficará com vaga na Copa do Brasil 2017. Já o 3º colocado terá direito de disputar a Copa Verde 2017.