São Paulo - É gigantesca a diferença entre a Seleção Brasileira e as Seleções de EUA e Canadá. O mesmo acontece entre os clubes brasileiros em relação a norte-americanos e canadenses. Mas nas arquibancadas, a MLS (Major League Soccer) dá o troco no Campeonato Brasileiro da Série A. Em 2015 dá para afirmar que os torcedores de EUA e Canadá gostaram mais de futebol do que os brasileiros.
Segundo levantamento do Sr. Goool, a MLS terminou com média de público superior a apresentada na principal divisão do Brasileirão. A MLS, também encerrada no último domingo, conseguiu média de 21.629 pagantes e público total de 7.721.430 torcedores. Enquanto isso, a média do Brasileirão não passou de 17.051 fãs e público total de 6.37.941 apaixonados.E tem mais! A liderança do ranking de público da MLS lembra campeonatos europeus. Mesmo fora das finais, o Seattle Sounders alcançou a incrível média de 43.754 pagantes. O líder do Brasileirão foi o Corinthians. A média de 34.150 alvinegros é alta para os padrões brasileiros, mas fica bem abaixo da vista na MLS.
Na MLS, 11 clubes superaram a barreira dos 20 mil torcedores. O campeão Portland Timbers garantiu o 6º lugar com média de 21.143 fanáticos. No Brasileirão, porém, a realidade é outra. Só sete clubes atingiram 20 mil fãs. Na MLS, todos os 20 clubes passaram da marca de 15 mil torcedores. O lanterna foi o Colorado Rapids com média de 15.657 pagantes.A mesma situação não é vista na Série A. Dos 20 clubes, apenas 13 conseguiram média acima de dez mil torcedores. A lanterna acabou com a Ponte Preta e suas 6.239 testemunhas. O Brasileirão, pelo menos, ganha em dois aspectos. A Série A contabilizou sete públicos acima de 50 mil pagantes, um a mais do que a MLS. Sem falar que o maior público do Brasileirão foi de 67.011 torcedores, enquanto na MLS o melhor desempenho não passou de 64.358 pagantes.
Campo!
O Portland Timbers se sagrou campeão pela primeira vez da MLS Cup, principal torneio dos EUA e do Canadá. Desde a conquista do Colorado Rapids, em 2010, a MLS Cup não contava com um novato no lugar mais alto do pódio, segundo levantamento do Sr. Goool.
Com o título, o Portland Timbers iguala o próprio Columbus Crew. O rival foi campeão em 2008. Se o The Timbers disputou sua primeira final, o The Crew estava em sua segunda decisão. Real Salt Lake (2009), Colorado Rapids (2010) e Chicago Fire (1998) também têm um título cada na MLS Cup.
O Timbers, que chegou à final graças ao título na Conferência Oeste, faturou o título com 18 triunfos (nove em casa e nove fora), 11 empates (oito como mandante e três como visitante) e 11 derrotas (três diante da torcida e oito fora), além de 52 tentos a favor e 45 contra.