Mato Grosso - A Copa Verde cresceu! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu, na terceira edição do torneio regional, acrescentar uma fase preliminar antes das oitavas de final. Nesta fase, quatro clubes brigarão pelas últimas duas vagas de 2016. O Sr. Goool, nesta quarta-feira, traz a tabela completa e o simulador da Copa Verde.
Outra novidade da Copa Verde será a participação do Estado de Goiás. Mesmo o torneio abrangendo as regiões Norte e Centro-Oeste, além do estado do Espírito Santo, Goiás havia ficado de fora das duas primeiras edições do torneio. É verdade que o Luziânia atuou em 2015, mas o clube jogou pelo Distrito Federal.Em 2016, Aparecidense, já nas oitavas de final, e Vila Nova representarão o Estado. O Vila Nova brigará por uma das vagas restantes às oitavas. Campeão da Série C do Brasileirão, o Tigre desafiará o Brasília, primeiro vencedor da Copa Verde. O outro embate da preliminar terá o amazonense Fast Clube contra o paraense Águia. No ano passado, o Cuiabá se sagrou campeão. Duas edições da Copa Verde e dois títulos do Centro-Oeste. A estreia dos atuais campeões, em 2016, será diante do Comercial-MS.
Nas oitavas serão 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será toda disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta. Os critérios de desempate serão: pontos, saldo de gols, gols no campo adversário e pênaltis.
O campeão do torneio garantirá vaga na Copa Sul-Americana 2017, exceto se estiver participando da Copa do Brasil de 2017 e venha a se classificar para as oitavas de final, cujas datas são conflitantes. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana passará para o clube vice-campeão da Copa Verde de 2016 e assim sucessivamente, se o impasse persistir.