São Paulo - O borderô da partida entre Atlético Mineiro e Chapecoense foi o último divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na temporada 2015. O Sr. Goool, desta forma, apresenta o ranking final e agrupado de público pagante dos 100 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. O levantamento é exclusivo do Sr. Goool. (Clique na imagem abaixo e tenha o ranking completo!)
Destaque para Corinthians, Bahia, Vila Nova e Remo que terminaram na liderança de suas divisões. Campeão da Série A, o Corinthians foi o clube com a melhor média entre todos aqueles que disputaram as divisões nacionais. O Timão encerrou o Brasileirão com média de 34.150 pagantes, a maior marca de um líder da Série A desde 2009. Em 19 partidas, sendo que 18 foram realizadas na Arena Corinthians, o Alvinegro do Parque São Jorge acumulou público total de 648.849 torcedores.A média do Corinthians é 502 vezes maior do que a apresentada pelo Resende, lanterna do ranking agrupado de público. O clube do Rio de Janeiro encerrou sua participação na Série D com média de apenas 68 testemunhas. Se o Timão disputasse a MLS, principal torneio dos EUA e Canadá, ficaria na vice-liderança do ranking, atrás apenas do líder Seattle Sounders (43.754).
Agora, se o Corinthians participasse de um dos principais torneios europeus (Bundesliga, La Liga, Lega Serie A, Ligue 1, Premier League ou Primeira Liga), apareceria apenas no 37º lugar. Mesmo assim, o clube paulista ficaria a frente de 79 rivais europeus. Separando as principais competições da Europa, o Corinthians seria o 12º colocado na Bundesliga e na Premier League, o 8º colocado na La Liga, o 6º colocado na Lega Serie A, o 4º colocado na Primeira Liga e o 3º colocado na Ligue 1.
Seguidores!
Na verdade, pelo campeão da Série C. O Vila Nova fez promoção ao casar a venda de ingressos com a compra de rifas. A ideia deu certo! O clube goiano lotou as arquibancadas do Serra Dourada e conquistou a média de 19.335 pagantes. O Vila Nova tem a melhor marca de público tirando os primeiros colocados da Série A. Em campo, o Fortaleza não teve a mesma competência do que o rival goiano, mas mesmo assim, o Leão do Pici encheu o estádio. O Tricolor aparece no 10º lugar com média de 18.073 apaixonados.
Uma posição abaixo está o campeão de público da Série B. O Bahia também não atingiu seu objetivo em campo, mas não foi esquecido pelos torcedores. O Tricolor encerrou a competição com média de 16.904 fanáticos. Para se ter uma ideia, o rival Vitória subiu para a Série A, mas a média rubro-negra não passou de 13.211 pagantes.Outro clube da Série B que merece destaque é o Ceará. O Vozão lutou contra o rebaixamento até a última rodada, mas mesmo assim contou com o apoio de 16.221 alvinegros. O Ceará está um degrau acima do campeão de público da Série D. O Remo conquistou o acesso à Série C com média de 15.394 torcedores, a 15ª marca melhor do ranking agrupado. O rival Paysandu, que ficou sem o acesso na Série B, teve média de 13.737 bicolores.
No Top 20 do ranking com 100 clubes há 12 representantes da Série A, cinco da Série B, dois da Série C e um da Série D. Em compensação, as últimas 12 posições do ranking são de clubes da Série D. Além do lanterna Resende, apenas o Santos não atingiu a marca de 100 pagantes (99). Enquanto isso, 24 clubes tiveram média superior a dez mil pagantes e 72 clubes romperam a barreira de mil torcedores.
Divisão por divisão!
A boa notícia está em relação ao desempenho final das divisões. Mesmo de forma modesta, as Séries A, B, C e D registraram aumento de público em relação a 2014. A Série A 2015 foi finalizada com média de 17.044 pagantes, a maior marca desde 2009. Em 2014, os mesmos 380 jogos renderam público de 16.555 torcedores ao Brasileirão.
A Série B, por sua vez, saiu de 5.681 fãs em 2014 para 6.523 apaixonados na atual temporada. Em 2015, a Série C acabou com a marca de 4.456 fanáticos, enquanto na temporada passada a média chegou a apenas 3.843 pessoas. Por fim, a média de público da Série D subiu de 1.845 pagantes para 2.662 torcedores.