Portal Eventos
Mundial de Clubes
Em 10 de dezembro de 2015 às 18:00

Sanfrecce mantém superioridade dos anfitriões no Playoff do Mundial de Clubes

Desde que o torneio adotou tal formato, apenas duas vezes os donos da casa não conseguiram avançar

da Redação -

São Paulo - Pelo histórico do Mundial de Clubes, não foi nenhuma surpresa a vitória do Sanfrecce, nesta quinta-feira, sobre o Auckland, por 2 a 0, pelo Playoff das quartas de final. Desde que o torneio adotou tal formato, apenas duas vezes os donos da casa não conseguiram avançar no Mundial de Clubes. Esta edição está sendo realizada no Japão.

 Sanfrecce fez o dever de casa e se manteve na briga pelo troféu do Mundial de Clubes!FIFA / DivulgaçãoSanfrecce fez o dever de casa e se manteve na briga pelo troféu do Mundial de Clubes!
O Playoff foi introduzido pela FIFA em 2007. Mas nos dois primeiros anos, os clubes da casa já tinham vaga na chamada quartas de final. Só a partir de 2009, os anfitriões foram obrigados a passar pelo Playoff. Desde então, aconteceram cinco triunfos dos anfitriões e dois tropeços.

O próprio Sanfrecce já havia passado por uma experiência semelhante e também tinha se dado bem. Em 2012, os japoneses bateram o mesmo Auckland, por 1 a 0. Um ano antes, na mesma terra do sol nascente, o Kashiwa Reyson foi o algoz do Auckland (2 a 0). Os donos do pedaço ainda se deram bem em 2010 e 2013.

Há cinco anos, nos Emirados Árabes Unidos, o Al-Wahda atropelou o Hekari United, por 3 a 0. Já o Raja fez 2 a 1 no Auckland durante o Mundial de 2013 no Marrocos. No primeiro Playoff disputado no Mundial, porém, a vitória foi dos visitantes. O Auckland superou o Al-Ahli, em 2009, nos Emirados Árabes Unidos, por 2 a 0. O mesmo clube da Nova Zelândia ainda foi o algoz do Moghreb Tétouan, do Marrocos, no torneio de 2014.

De volta ao Mundial de Clubes 2015, o classificado Sanfrecce enfrentará o Mazembe, pelas quartas de final, no próximo domingo, às 8h30 (horário de Brasília), em Osaka. O vencedor deste confronto pegará o River Plate, atual campeão da Libertadores. Do outro lado da chave, América, do México, e Guangzhou Evergrande, da China, se enfrentarão também no domingo, às 5 horas, pela chance de desafiar o Barcelona, campeão da UEFA Champions League.

Confira os jogos dos donos da casa no Playoff do Mundial de Clubes:

*Anfitriões

2009 (Emirados Árabes Unidos)

Al-Ahli* 0 x 2 Auckland

2010 (Emirados Árabes Unidos)

Al-Wahda* 3 x 0 Hekari United

2011 (Japão)

Kashiwa Reyson* 2 x 0 Auckland

2012 (Japão)

Sanfrecce* 1 x 0 Auckland

2013 (Marrocos)

Raja* 2 x 1 Auckland

2014 (Marrocos)

Moghreb Tétouan* 0 (3) x (4) 0 Auckland

2015 (Japão)

Sanfrecce* 2 x 0 Auckland