Portal Eventos
Brasiliense 1ª Divisão
Em 16 de março de 2013 às 17:59

Brasília conquista título do 1º Turno do Campeonato Brasiliense 2013

Mesmo com a derrota, Brasília garantiu título e vagas na Série D do Brasileirão e Copa do Brasil

da Redação -

Distrito Federal - O Brasília confirmou o título do 1º Turno no Campeonato do Distrito Federal, neste sábado, mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Brasiliense. O Jacaré necessitava de um triunfo por três ou mais gols de diferença. No primeiro duelo, no mesmo Estádio da Boca do Jacaré, o Brasília já havia ganho do rival, por 3 a 1.

O título garantiu ao Brasília vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, assim como lugar na Copa do Brasil em 2014. Sem falar que o Colorado também está classificado para a final do Estadual. Isso se o próprio clube não vencer o 2º Turno.

Segundo maior vencedor do Distrito Federal, com oito títulos, o Brasília tenta encerrar seu jejum de conquistas. A última vez que gritou "é campeão" foi na temporada de 1987.

Outro tabu que o clube encerrará em caso de título brasiliense diz respeito ao duelo entre capital e interior. O último clube de Brasília a ser campeão candango foi o CFZ em 2002. De lá para cá, Brasiliense, Gama e Ceilândia se revezaram no lugar mais alto do pódio.

Outros campeões...
Os últimos vencedores tinham sido Botafogo e Internacional nos Estaduais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente. Em Santa Catarina, por exemplo, a Chapecoense garantiu o título no sistema de pontos corridos. Com a mesma fórmula de disputa, o Coritiba garantiu a taça do Paranaense.

No mata-mata tradicional, o Paysandu foi campeão em cima do rival Remo. O Santa Cruz não "só" foi campeão da Copa FNF, equivalente ao 1º Turno do Campeonato Potiguar, como garantiu presença na Copa do Brasil 2013. Já o Sergipe ficou com título da Taça Governo do Estado de Sergipe.

Outros clubes terminaram na frente e ficaram com títulos simbólicos do Estadual. São os casos do Corinthians, no Campeonato Alagoano, do Horizonte, no Cearense, do Botafogo, no Paraibano, do Náutico, no Estadual de Pernambuco, e do Vitória da Conquista, na Bahia.