São Paulo - Nem todo clube das principais divisões do Campeonato Brasileiro consegue ficar na elite do Estadual. Na Série A2 Paulista (equivalente a 2ª divisão), por exemplo, serão três clubes das Séries B e C na edição 2016. Nesta sexta-feira, o Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador de jogos.
Bragantino e Portuguesa foram rebaixados na Série A1 de 2015. Enquanto o clube de Bragança Paulista representa o Estado na Série B, a Lusa aparece na Série C, assim como o Guarani, em mais uma temporada na Série A2. Penapolense e Marília também caíram da elite.Enquanto isso, Votuporanguense, Juventus, Taubaté e Atibaia conquistaram o acesso na Série A3. O terceiro escalão paulista pode ter perdido este quarteto, mas ganhou as presenças de Comercial, Matonense, Catanduvense e Guaratinguetá, rebaixados na Série A2. Ferroviária, Novorizontino, Oeste e Água Santa, por outro lado, conquistaram o acesso à Série A1.
A Ferrinha, em 2015, fez 19 jogos até o título. A última edição da Série A2 foi disputada por pontos corridos. Em 2016, além dos pontos corridos, haverá mata-mata. O campeão terá que realizar 24 partidas. A Série A2 começará em 31 de janeiro.
Na Primeira Fase, os 20 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados avançarão de fase, enquanto os seis piores serão rebaixados à Série A3 Paulista.
Nas quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante) serão jogos de ida e volta. A semifinal, também com duelos de ida e volta, terá confrontos entre o vencedor do 1º x 8º e o classificado do 4º x 5º, além do embate entre o vencedor de 2º x 7º e do classificado entre 3º e 6º.
Os dois finalistas conquistarão o acesso à Série A1. A final será decidida em partida única. Em caso de empate - nas quartas, semis e final - nos pontos e no saldo de gols, o mata-mata será decidido nos pênaltis. O campeão terá vaga na Copa do Brasil 2017.