Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 24 de dezembro de 2015 às 04:44

Pela segunda vez seguida, todos os brasucas na Libertadores já foram campeões

Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo e Palmeiras representarão o Brasil no torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras, na última terça-feira, conheceram seus adversários na fase de grupos da Libertadores, enquanto o São Paulo já sabe com qual adversário duelará na Primeira Fase. Segundo levantamento do Sr. Goool, pela segunda vez seguida, desde que o torneio adotou o atual formato, todos os clubes brasileiros já foram campeões da Libertadores.

O Atlético Mineiro, entre os brasucas, foi o último a dar a volta olímpica. O Galo fez história em 2013, um ano após a inédita e invicta conquista do Corinthians. O São Paulo, por sua vez, comemorou o derradeiro dos seus três títulos em 2005. Já Palmeiras e Grêmio vivem longos jejuns. O Verdão foi campeão em 1999, enquanto o Tricolor não festeja desde 1995.

A próxima edição da Libertadores repete o feito de 2015. No torneio encerrado com o título do River Plate, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo representaram o Brasil. Todos estes clubes já haviam dado a volta olímpica na Libertadores.

 Corinthians chega à Libertadores respaldado pelo sexto título no Brasileirão!Daniel Augusto Jr. / CorinthiansCorinthians chega à Libertadores respaldado pelo sexto título no Brasileirão!
Na trave!
Por quatro vezes consecutivas, o Brasil esteve próximo de ser representado por só campeões. Em 2007, o Paraná estragou a festa de Flamengo, Grêmio, Internacional, Santos e São Paulo. Esta temporada contou com seis clubes brasucas por causa do título colorado no ano anterior. Em 2008, só o Fluminense não havia ganho a Libertadores. O mesmo aconteceu com Sport, em 2009, e Corinthians, em 2010.

O pior cenário verde e amarelo, por outro lado, ocorreu na temporada 2006. Naquela oportunidade, apenas Palmeiras e São Paulo haviam dado a volta olímpica. Corinthians, Goiás e Paulista não tinham chegado nem perto da taça. O Internacional seria campeão naquela temporada, mas começou o torneio como mais um clube sem título.

Em 2014, o Atlético Mineiro já figurava como campeão e contou com o apoio de Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Mas Atlético Paranaense e Botafogo estavam no time dos sem títulos. Com a seleção de campeões, o Brasil espera retomar o caminho dos títulos.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira os participantes brasileiros na Libertadores:

*Campeões

2005

Atlético Paranaense, Palmeiras*, Santo André, Santos* e São Paulo*

2006

Corinthians, Goiás, Internacional, Palmeiras*, Paulista e São Paulo*

2007

Flamengo*, Grêmio*, Internacional*, Paraná, Santos* e São Paulo*

2008

Cruzeiro*, Flamengo*, Fluminense, Santos* e São Paulo*

2009

Cruzeiro*, Grêmio*, Palmeiras*, São Paulo* e Sport

2010

Corinthians, Cruzeiro*, Flamengo*, Internacional* e São Paulo*

2011

Corinthians, Cruzeiro*, Fluminense, Grêmio*, Internacional* e Santos*

2012

Corinthians, Flamengo*, Fluminense, Internacional*, Santos* e Vasco*

2013

Atlético Mineiro, Corinthians*, Fluminense, Grêmio*, Palmeiras* e São Paulo*

2014

Atlético Mineiro*, Atlético Paranaense, Botafogo, Cruzeiro*, Flamengo* e Grêmio*

2015

Atlético Mineiro*, Corinthians*, Cruzeiro*, Internacional* e São Paulo*

2016

Corinthians*, Atlético Mineiro*, Grêmio*, São Paulo* e Palmeiras*