Rondônia - O Campeonato Rondoniense contará com oito clubes em 2016, três a mais do que a última temporada. São três novos clubes para oxigenar a 1ª divisão do Estadual de Rondônia. A ausência, por outro lado, fica por conta do tradicional Vilhena. O Sr. Goool, nesta quarta-feira, traz a tabela completa e o simulador de jogos da competição.
Ariquemes, Genus, Guajará, Ji-Paraná e Rolim de Moura receberão as presenças de Morumbi, Real Ariquemes e Rondoniense. Com nome de estádio paulista, o Sporting Clube Morumbi Rondoniense representará a cidade de Guajará-Mirim que já conta na elite com o Guajará. Este clube, aliás, deixou o Estadual 2015 sem sequer uma vitória. Mas como o Rondoniense não tem rebaixamento, o Guajará se manteve na elite.Outra cidade que ganha mais um representante é Ariquemes. O Real Desportivo Ariquemes Futebol Clube foi fundado em 25 de abril de 2011 e está pronto para a sua empreitada. Por fim, o Rondoniense Social Clube defenderá a capital Porto Velho. O clube foi fundado em 1º de março de 2010.
Todos os novatos estrearão fora de casa. O Real Ariquemes vai encarar logo de cara o atual campeão Genus. Enquanto isso, o Morumbi desafiará o Ariquemes e o Rondoniense pegará o Guajará. Por fim, o Rolim de Moura enfrentará o Ji-Paraná longe da torcida. O Estadual de Rondônia terá início de 5 de março.
O 2º turno, com jogos de volta, terá o mesmo regulamento. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, haverá mais dois jogos para definir o vencedor de 2016. Em caso de empate, maior saldo de gols e pênaltis serão os critérios de desempate. Não haverá rebaixamento.
O campeão do 1º turno terá vaga na Série D do Brasileirão de 2016. O campeão do 2º turno ficará com a vaga na Série D 2017. Já o campeão estadual ainda terá a vaga na Copa Verde e na Copa do Brasil de 2017.