São Paulo - A UEFA Champions League tem grandes chances de acrescentar mais um campeão na lista de 22 vencedores. Afinal, dos 16 clubes garantidos nas oitavas de final, só sete já deram a volta olímpica no torneio mais importante da Europa. A maioria dos clubes sonha com a primeira "orelhuda" da história. Mesmo assim, não será nada fácil derrubar os campeões que seguem na briga por mais uma conquista.
Dos oito confrontos, apenas Juventus e Bayern de Munique farão um duelo de campeões. A Velha Senhora ostenta duas conquistas, contra cinco dos alemães. O maior vencedor da UCL, porém, é o Real Madrid. Dono de dez títulos, o clube espanhol terá pela frente a Roma.
O Barcelona, atual campeão e responsável por quatro "orelhudas", pegará o Arsenal. Já o Benfica, campeão em duas oportunidade, jogará contra o Zenit. Enquanto isso, Gent x Wolfsburg e Dynamo KYiv x Manchester City serão partidas em que nenhum dos clubes teve o gostinho de dar a tão sonhada volta olímpica.
Países diversos!
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com dez conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Barcelona, Liverpool e do Bayern de Munique. O Ajax tem quatro títulos, um a mais do que Juventus, Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 15 conquistas, contra 13 da Itália e 12 da Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.