Portal Eventos
Notícias
Em 27 de dezembro de 2015 às 11:00

Ricardo Oliveira mantém a sina dos artilheiros no Brasileirão da Série A

Segundo Sr. Goool, de 2003 para cá, só duas vezes o artilheiro também comemorou o título nacional

da Redação -

São Paulo - O atacante do Santos, Ricardo Oliveira, fechou a temporada como artilheiro do Campeonato Brasileiro da Série A. O experiente jogador anotou 20 gols ante 14 do campeão corintiano Vágner Love, vice na artilharia. O fato do artilheiro não ter dado a volta olímpica, porém, não é nenhuma surpresa nos pontos corridos do Brasileirão.

 Ricardo Oliveira foi mais um jogador que comemorou a artilharia, mas ficou sem o título do Brasileirão!Ricardo Saibun / SantosRicardo Oliveira foi mais um jogador que comemorou a artilharia, mas ficou sem o título do Brasileirão!
Segundo levantamento do Sr. Goool, de 2003 para cá, apenas em duas oportunidades o artilheiro também comemorou o título nacional. A primeira vez aconteceu com o Flamengo. Em 2009, o Rubro-negro conquistou seu primeiro título nos pontos corridos e ainda viu Adriano Imperador terminar na liderança da artilharia. O atacante flamenguista fez 19 gols e dividiu o prêmio com Diego Tardelli, do Atlético Mineiro.

Em 2012, a dobradinha foi do atacante Fred. O jogador do Fluminense balançou as redes em 20 oportunidades e ainda deu a volta olímpica com o Tricolor carioca. Em todas as outras edições dos pontos corridos, porém, o artilheiro não chegou próximo do título nacional.

Mais artilheiros...
O Santos, que teve o artilheiro do Brasileirão 2015, foi campeão em 2004, mas naquela época, a artilharia ficou com Washington, do Atlético Paranaense. São Paulo, Cruzeiro e Corinthians se sagraram três vezes campeões cada da Série A nos pontos corridos, mas em nenhuma oportunidade conseguiram a dobradinha.

O Tricolor paulista foi tricampeão em 2006, 2007 e 2008. No ano do primeiro título, Souza, do Goiás, anotou 17 tentos e foi o artilheiro da elite. Josiel, do Paraná, com 20 gols, liderou a artilharia de 2007. Já em 2008, o prêmio foi dividido entre Washington, do Fluminense, Keirrison, do Coritiba, e Kléber Pereira, do Santos. Todos com 21 gols.

Primeiro campeão dos pontos corridos, em 2003, o Cruzeiro viu Dimba, do Goiás, terminar como artilheiro daquela edição do Nacional. No bi de 2013 e 2014, Éderson, do Atlético Paranaense, e Fred, do Fluminense, foram os artilheiros, respectivamente.

O veterano Ricardo Oliveira igualou Kléber Pereira, já mencionado, e Borges que também foi artilheiro do Brasileirão pelo Santos, em 2011. Naquela oportunidade, o título ficou com o Corinthians. Romário, do Vasco, em 2005 - em outro título do Timão -, e Jonas, do Grêmio, em 2010, foram os outros artilheiros que não terminaram com o título na mão.