São Paulo - A primeira vez a gente nunca esquece! Chavão? Lugar comum? Sem dúvida! Mas 13 clubes, dificilmente, apagarão da memória a temporada 2015. Para 13 clubes, o ano passado foi inesquecível e com título inédito. No caso do River Plate, títulos históricos. O campeão da Libertadores colocou em sua galeria de conquistas dois novos títulos.
O clube argentino se sagrou campeão pela primeira vez da Recopa Sul-americana, ao passar pelo argentino San Lorenzo, e da Copa Suruga, ao derrotar o japonês Gamba Osaka. Ainda pela América do Sul, o colombiano Santa Fe também fez história com o título da Copa Sul-americana. Na MLS, o Portland Timbers deu sua primeira volta olímpica no torneio mais importante dos EUA e Canadá.Festas inéditas também ocorreram no território brasileiro. O Botafogo, do Rio de Janeiro e de São Paulo, garantiram o acesso e os inéditos títulos, respectivamente, da Série B e da Série D do Brasileirão. Nos Regionais, o Ceará ficou com a Copa do Nordeste, enquanto o Cuiabá pegou a Copa Verde. Teve espaço até para o primeiro título estadual do paranaense Operário e do rondoniense Genus.
Até mesmo entre seleções houve conquistas inéditas. O Chile, por exemplo, contou com a força da torcida para, enfim, ganhar a Copa América. Já a Austrália faturou a Copa da Ásia. Mesmo sendo da Oceania, a Austrália tem atuado no continente asiático. Dos homens para as mulheres e suas conquistas históricas.
As paulistas mostraram força no Brasileirão e na Libertadores da categoria. O Rio Preto desbancou os favoritos para assegurar o primeiro Nacional de sua história. A Ferroviária foi além e abocanhou a inédita Libertadores. Títulos que ficarão na memória dos torcedores destes 13 clubes por muito tempo.
Rio Preto - Brasileirão Feminino
Botafogo-RJ - Série B
Botafogo-SP - Série D
River Plate - Copa Suruga e Recopa Sul-americana
Ferroviária - Libertadores Feminina
Santa Fe - Copa Sul-americana
Portland Timbers - MLS
Ceará - Copa do Nordeste
Cuiabá - Copa Verde
Operário - Paranaense
Genus - Rondoniense
Chile - Copa América
Austrália - Copa da Ásia