Portal Eventos
Pernambucano Série A1
Em 09 de janeiro de 2016 às 01:01

Central começa Pernambucano 2016 com jejum de cinco jogos sem vitória

Quarto colocado na edição passada, clube de Caruaru perdeu quatro dos seus últimos cinco duelos

da Redação -

Pernambuco - O Central encerrou o Campeonato Pernambucano 2015 na 4ª colocação e como o segundo melhor clube do interior, apenas atrás do vice-campeão Salgueiro. Mas ainda assim, o representante de Caruaru começará a edição 2016 do Estadual, neste domingo, com jejum de cinco jogos. A edição 2016 do Estadual de Pernambuco começará, neste domingo, com cobertura total do Sr. Goool!

 Estadual Pernambucano 2016 começará neste domingo com cobertura total do Sr. Goool!FPF / DIvulgaçãoEstadual Pernambucano 2016 começará neste domingo com cobertura total do Sr. Goool!
Na temporada passada, o Central encerrou sua participação no Pernambucano sem vencer as últimas cinco partidas. De acordo com o levantamento do Sr. Goool foram quatro derrotas e apenas um empate. Melhor clube do 1º turno (sete vitórias, quatro empates e três derrotas), a Patativa - no Hexagonal do Título - se classificou na vice-liderança (quatro triunfos, dois empates e quatro derrotas), a frente do campeão Santa Cruz e do vice Salgueiro.

Ainda nesta fase, o Central obteve sua última vitória no Estadual. O clube do interior bateu o Salgueiro, por 2 a 1, em casa, em 22 de março, pela 9ª rodada do Hexagonal. A partir dai, porém, o Central perdeu para o Serra Talhada (2 a 1), no Hexagonal, apanhou do Santa Cruz na semifinal (4 a 0 e 2 a 0) e caiu ante do Sport na disputa do 3º lugar (5 a 0 e 0 a 0).

Para dar a volta por cima, o Central estreará no Pernambucano 2016 contra o rival Porto, no clássico de Caruaru, no domingo, às 17 horas (horário de Brasília). Todos os jogos da 1ª rodada serão disputados neste dia e horário. Além da dupla de Caruaru, Belo Jardim e Atlético Pernambucano se enfrentarão pelo Grupo A.

No Grupo B, o América receberá o Pesqueira, em Paulista, enquanto o Vitória atuará diante do Serra Talhada, em Vitória de Santo Antão. Na temporada passada, Porto, Pesqueira, Atlético Pernambucano e América disputaram o Hexagonal da Permanência, enquanto Belo Jardim e Vitória conquistaram o acesso na Série A2.

Regulamento:
Os oito clubes no 1º turno do Campeonato Pernambucano foram divididos em dois grupos com quatro times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os campeões de cada grupo avançarão ao Hexagonal do Título e se juntarão a Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport. Enquanto isso, os outros seis clubes terão que disputar o Hexagonal da Permanência.

No Hexagonal do Título, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados estarão nas semifinais. Essa fase, assim como a final e a disputa do 3º lugar, serão definidas no mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols.

No Hexagonal da Permanência, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2.

O campeão, o vice e o 3º colocado vão garantir vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2017. Os campeões dos grupos no 1º Turno terão vagas na Série D 2016 desde que não estejam nas Séries A, B ou C.